Após 10 dias de paralisação, Honda retoma produção nesta quinta-feira

AutoIndústria

 

Assim como outras montadoras instaladas no País, também a Honda admite problemas com falta de peças, o que gerou paradas temporárias em suas linhas de produção das fábricas de Sumaré e Itirapina, no interior paulista, entre os dias 9 e 11 de junho. Agora em julho, a empresa concedeu dez dias de férias coletivas nas duas unidades, com suspensão das operações na segunda-feira, 5, e retorno previsto para esta quinta-feira, 15.

 

A montadora informa serem férias coletivas regulares dentro da programação prevista para 2021, não atribuindo a parada deste mês ao impacto da pandemia da Covid-19 na cadeia de suprimentos, que vem afetando o setor mundialmente devido à escassez, principalmente, de semicondutores.

 

Dentre as montadoras com linhas atualmente afetadas por esse problema destacam-se a General Motors, que desde 5 de abril está com as operações de Gravataí, RS, suspensas, e a Volkswagen, que decidiu paralisar a produção em Taubaté, SP, por 20 dias a partir da última segunda-feira, 12. No caso da sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, serão concedidas férias coletivas para um turno também por 20 dias a partir da próxima segunda-feira, 19.

 

Apesar dos transtornos que a falta de peças tem causado para as montadoras e também as redes de concessionárias, que convivem com baixos estoques e falta de produtos para pronta entrega, o desabastecimento mundial de peças não tem solução prevista para curto prazo.

 

Durante apresentação nesta quarta-feira, 14, de pesquisa realizada pela Webmotors sobre o comportamento do consumidor em tempos de pandemia, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, voltou a admitir que a indústria automotiva deve continuar convivendo com a falta de componentes eletrônicos por pelo menos mais um ano.

 

Isso significa, segundo ele, que o risco de paralisações das linhas de montagem, sejam pontuais ou por períodos mais prolongados, devem continuar neste segundo semestre, com a continuidade de um trabalho diário por parte das montadoras em termos logísticos e junto aos fornecedores para evitar ao máximo maior redução da oferta nos próximos meses. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)