Grupo Traton assume controle da norte-americana Navistar

Frota & Cia 

 

A Traton Group, que integra o Grupo Volkswagen e controla a MAN, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus e RIO, anunciou no dia 1 de julho o fechamento do acordo para compra de todas as ações ordinárias da Navistar. Até então, a Traton detinha 16,7 % do controle acionário da tradicional fabricante norte-americana de veículos comerciais.

 

“Hoje é um grande dia para o Traton Group e para os nossos novos colegas da Navistar que se juntam à família Traton. A partir deste dia, trabalharemos lado a lado para dar um passo em frente rumo ao transporte sustentável do futuro. Isso é algo pelo qual todo o grupo está ansioso “, disse o CEO da TRATON Matthias Gründler.

 

Segundo o comunicado, a combinação da liderança da Traton nos mercados europeu e sul-americano com a forte presença da Navistar na América do Norte estabelece as bases para uma empresa de classe mundial, com alcance global e capacidade complementares.

 

A decisão abre as portas para o grupo alemão se estabelecer de forma sólida no mercado mais lucrativo do mundo, os Estados Unidos, onde a Navistar possui uma grande participação. A empresa vai concorrer com gigantes de peso como a Daimler, dona da Freightliner e Western Star, Volvo, Mack, Paccar, Kenworth e Peterbilt, entre outros fabricantes de caminhões e ônibus.

 

No caso brasileiro, o acordo beneficia a MWM, fabricante de motores e que era controlada pela Navistar. E, ainda, a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que pode ganhar uma fábrica pronta de motores para equipar os veículos da marca. (Frota & Cia/Jose Augusto)