Chinesa Great Wall comprou fábrica da Mercedes no Brasil, diz jornal

Autoesporte

 

Uma das maiores fabricantes chinesas, a Great Wall Motors pretende se instalar no Brasil. Segundo o jornal O Globo, a montadora comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). A unidade que chegou a produzir o GLA e Classe C encerrou suas operações no final de 2020.

 

A negociação não foi anunciada oficialmente, mas, de acordo com o jornal, foi publicada em um comunicado interno da empresa em 25 de junho. No anúncio, foram divulgados detalhes técnicos da planta do polo automotivo alemão e a confirmação de que estão dentro dos padrões estabelecidos pela companhia chinesa.

 

Em comunicado à Autoesporte, a Mercedes-Benz diz que não comentará especulações.

 

A Great Wall é a maior montadora de SUVs e picapes da China – só em 2020 vendeu 1,1 milhão de carros – e deve investir nos segmentos por aqui. Porém, nenhum modelo foi confirmado ainda. Especula-se que, num primeiro momento, a fabricante deve focar em veículos importados (e caros), como o SUV Haval H6 e a picape Poer, e depois começar a produção nacional.

 

O interesse pelo Brasil não surgiu de repente. Há dez anos o grupo anunciou a intenção de ter uma fábrica no país, com a meta de produzir 100 mil carros anualmente. A ideia seria estabelecer uma parceria com uma empresa local, como o grupo Caoa Chery. O polo automotivo ficaria na Paraíba. Entretanto, com a crise econômica e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que impôs cotas de importação e taxa sobre veículos importados, a situação tornou-se inviável.

 

A fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis iniciou suas operações em 2016, mas foi desativada em dezembro de 2020 devido à queda nas vendas – situação agravada pela pandemia de Covid-19. Com isso, a montadora alemã encerrou sua produção nacional, optando apenas por veículos importados. A decisão não afetou a fabricação de caminhões em São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG).

 

A vida curta do complexo automotivo de Iracemápolis foi uma ótima oportunidade para a empresa chinesa se instalar por aqui e seguir com seu plano de globalização iniciado em 2019 na Rússia. A estratégia da Great Wall é adentrar nos países por meio da compra de fábricas de outras montadoras. Além da negociação no Brasil, o grupo chinês adquiriu uma fábrica da General Motors na Tailândia e tem intenções de entrar na Índia com compra de outra unidade da GM. (Autoesporte/Larissa Albuquerque e Rodrigo Ribeiro)