Caminhões e Carretas/AEN PR
O mercado brasileiro de caminhões conheceu nesta sexta-feira, 18 de junho, os primeiros modelos off-road 6×6, equipados com motorização Euro 5 e Euro 6, que serão produzidos pela TatraBras a partir de setembro no estado do Paraná. Importados da Europa, as duas primeiras unidades devem rodar o Brasil para demonstração ao mercado.
Os novos gigantes foram revelados em uma cerimônia no Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense. O evento contou com a presença do Governador, Ratinho Junior, do vice-governador, Darci Piana, da embaixadora da República Tcheca no Brasil, Sandra Lang Linkensederová, da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt e do presidente da empresa, Rui Lemes.
Beneficiada pelo programa de incentivos fiscais do Estado, a TatraBras executa agora um investimento R$ 102,7 milhões na planta paranaense. A previsão é de que a unidade gere cerca de 300 empregos diretos até 2026.
Na avaliação do governador Ratinho Junior, o início da produção da companhia tcheca consolida o Paraná como um dos polos automobilísticos da América do Sul. “São veículos de grande porte que vão atender os mercados brasileiro e internacional. É mais um grande Tatra apresenta primeiros caminhões que serão investimento do setor automotivo no Estado, que conta com importantes multinacionais como a Caterpillar, New Holland, Volvo, DAF, Renault e Volkswagen”, disse.
Após cerca de três anos de negociações, a instalação da TatraBras no Paraná foi confirmada através de um protocolo de intenções com o Governo do Estado, assinado em setembro de 2020. “Foi um trabalho que exigiu muita diplomacia e contou com a intermediação da Embaixada, porque é a primeira fábrica dessa empresa centenária, uma das principais fabricantes de caminhões do mundo, fora da República Tcheca”, destacou o governador. “É uma conquista que demonstra a capacidade do Paraná como um estado competitivo e com mão de obra capacitada”.
“O Estado foi sempre muito solícito durante o processo e atendeu as expectativas da companhia, que entendeu a importância de expandir sua produção para além da Europa”, disse. “O Paraná e a cidade de Ponta Grossa são beneficiados com a geração de empregos e investimentos essenciais, mas a qualidade e a tecnologia desses veículos também vão atender outros setores estratégicos do Estado”, afirmou o ex-cônsul honorário da República Tcheca, o vice-governador Darci Piana, um dos principais articuladores para a atração da empresa.
Segundo a embaixadora da República Tcheca, a negociação foi bastante célere, graças a receptividade do estado do Paraná, a infraestrutura adequada, a mão de obra capacitada e um programa de incentivo fiscal atrativo. “Foi uma abertura inédita e em tempo recorde para tirar um projeto desse porte do papel”, explicou Sandra.
“É um grande momento para a indústria tcheca, porque nossa economia é orientada para a exportação e este pode ser o primeiro passo para conquistar novos mercados, não apenas o brasileiro, mas também a América Latina e outros países”, acrescentou. “E para o Paraná também é um processo interessante, porque não é apenas uma fábrica e novos modelos de caminhões que vêm para o Estado, mas são empregos, novas tecnologias e outros potenciais investimentos”.
Inicialmente a linha de montagem em solo brasileiro está prevista para começar operar no começo de 2021, entretanto os impactos causados pela pandemia de Covid-19 (Coronavírus) adiaram os planos. Agora, a produção está prevista para começar no último trimestre deste ano e em regime CKD, modalidade na qual todos os componentes serão importados e apenas a montagem será feita no Paraná. Mas segundo a TatraBras, o investimento no país também contemplará todas as etapas de fabricação, a partir de partes, motores, componentes e acessórios fabricados ou fornecidos por empresas brasileiras, especialmente paranaenses.
A projeção inicial é de que 100 caminhões sejam produzidos no primeiro ano de operações no estado do Paraná. Entretanto, a fábrica contará com capacidade de produção anual entre 800 e 1.000 veículos. Além dos modelos 6×6, a TatraBras também prevê a montagem de caminhões 8X8, todos voltados para os setores de mineração, produção florestal e sucroalcooleiro, além do atendimento às áreas militares e de defesa.
“Existe uma demanda grande pelos modelos off-road no Brasil, que não circulam nas estradas e são utilizados por aqueles setores que exigem veículos de alta tração, como a área florestal, de mineração e sucroalcooleira”, explicou o presidente da TatraBras, Rui Lemes.
Além do mercado brasileiro, a produção na planta paranaense também atenderá o continente africano e os demais países que compõem o mercado sul-americano. “A suspensão desses caminhões é totalmente diferente de qualquer outro modelo fabricado no Brasil, e atende a uma necessidade do mercado nacional. São modelos totalmente diferenciados”, disse Lemes.
Sobre a Tatra
Com 170 anos de história, a Tatra é uma das fabricantes de caminhões mais antigas do mundo. Reconhecida mundialmente pelos veículos de alta tecnologia e caminhões para a indústria bélica, a montadora tcheca conta com um legado histórico marcado pela sobrevivência a duas grandes guerras mundiais no século passado e às grandes transformações da República Tcheca, antigo Império Austro-Húngaro e Tchecoslováquia. (Caminhões e Carretas/AEN PR/Lucas Duarte)