AutoIndústria
A rede de concessionárias Peugeot começa a vender a linha 2022 do modelo 3008. O SUV será oferecido em duas versões: Griffe, com preços a partir de R$ 230 mil, e GT Pack, que tem valor inicial de R$ 250 mil. Ambas com o mais que conhecido motor THP 1.6, o turbo de quatro cilindros a gasolina presente no modelo desde sua chegada aqui, em meados de 2017.
Se sob o capô não há alterações, o 3008 muda no interior e, na carroceria, tem alterações estéticas típicas de veículos que já cumpriram pelo menos a metade do tempo de uma geração. Mas, como no desenho original, os designers acertaram novamente a mão e promoveram mudanças que mantiveram o estilo arrojado – admirado e motivo de compra de muitos clientes -, um dos maiores atributos do SUV desde que começou a ser vendido na Europa há cinco anos.
A Peugeot adotou na dianteira a nova linguagem visual já presente, por exemplo, no 208, com destaque para a nova grade e as linhas verticais no conjunto ótico que sugerem os dentes de um leão, símbolo da marca – referência presente também nas lanternas traseiras. Na versão topo, GT Pack, os faróis redesenhados agora são em full-LED.
O interior manteve muito do estilo original, com alterações pontuais em alguns comandos, novos revestimentos, central multimídia e um quadro de instrumentos com imagens de melhor resolução.
O 3008 oferece todos os dispositivos de auxílio à condução presentes na maioria dos concorrentes diretos. Assim, não será por falta de tecnologias semiautônomas que os consumidores deixarão de comprá-lo.
Há piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente de manutenção em faixa de rodagem, leitor de placas e frenagem automática de emergência. Mais ainda: farol alto automático, sistema de estacionamento autônomo em vagas paralelas ou transversais e câmeras de 360°, dentre outros recursos. Para conforto, carregador de celular wirelles e os já conhecidos – e excelentes – massageadores nos bancos dianteiros.
Junto com a linha 2022 do SUV, a Peugeot apresenta a plataforma de serviços e compras Cart, que chegará no segundo semestre. Por aplicativo na central multimidia, será possível pagar comodidades como restaurantes, lojas ou mesmo o ConectCar, evitando as filas em pedágios. O usuário receberá ainda as notificações de pagamentos e poderá buscar estabelecimentos credenciados com a plataforma na própria trela da multimidia.
O 3008 linha 2022 é mais um movimento da Stellantis para resgatar os melhores anos de vendas da Peugeot no Brasil, registrados há uma década, e pelo menos dobrar sua atual participação da ordem de 1% nos próximos dois anos. Passa pela estratégia também a ampliação da rede de revendas, a renovação do 5008, seu maior SUV, e o lançamento de versões híbridas, inclusive do próprio 3008, nos próximos meses. (AutoIndústria/George Guimarães)