Nissan entrega Frontier para o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro

Portal Carsughi

 

Por meio de licitação pública, a Nissan foi incumbida de realizar a entrega de 80 Frontier para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. No total, 69 unidades já foram entregues aos diversos municípios contemplados pela ação. Disponibilizada na versão Attack, a picape será usada em ações preventivas no combate aos incêndios florestais.

 

Todas as unidades têm motor 2.3 diesel, com 2 turbocompressores e potência de 190 cv. Assim como nos modelos vendidos ao público em geral, a picape conta com câmbio automático e tração 4X4. Entretanto, recebem equipamentos específicos para atender às demandas dos bombeiros.

 

Nesse sentido, foram acrescentadas, entre outros itens, barras de impulsão no para-choque dianteiro, luzes sinalizadoras e caixas para transporte de equipamentos. Todos os equipamentos tiveram o desenvolvimento e instalação supervisionados pela equipe de engenharia da Nissan. A ideia é garantir a qualidade, a funcionalidade e a segurança original do veículo.

 

Equipamentos extras e detalhes mecânicos

 

Dependendo da versão, a Frontier pode ser equipada com sistema de câmeras 360º, teto solar e os chamados bancos “Gravidade Zero”. De acordo com a Nissan, os assentos têm inspiração na tecnologia desenvolvida pela NASA para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o motorista.

 

Na mecânica, a picape reúne – além do conjunto supracitado – desde versões com uma só turbina e câmbio manual, como modelos mais potentes, com até 190 cv. A Frontier é capaz de puxar até 2,9 toneladas de reboque. Já a capacidade de carga é de 1.031 quilos.

 

A rival de Chevrolet S10, Ford Tanger e Toyota Hilux tem suspensão traseira com sistema multilink, que trabalha em conjunto com um eixo rígido. As molas helicoidais de duplo estágio receberam calibração que permite adoção de rodas aro 18 – calçadas em pneus Bridgestone (para as versões XE e LE). Na parte da frente, a suspensão tem arquitetura com braço duplo assistido por barra estabilizadora.

 

Tecnologia

 

Além destes diferenciais, de acordo com a versão, a Frontier conta com sistema multimídia A-IVI com tela de 8 polegadas. Tem função Apple Carplay e Android Auto. Também estão presentes sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, seis airbags, controles de tração e estabilidade, freios ABS com controle eletrônico de frenagem e assistência de frenagem e controle automático de descida e auxílio de partida em rampa. (Portal Carsughi/Vagner Aquino)