Volvo planeja utilizar apenas aço sustentável a partir de 2026

Frota & Cia/Olhar digital

 

A Volvo tem como planejamento produzir veículos usando apenas aço sustentável a partir de 2026. Dessa forma, mantendo a sintonia com o anúncio da empresa de interromper, ainda nesta década, a produção de carros a combustão e como parte de um acordo que pode reduzir significativamente as emissões de carbono da fabricação de seus carros.

 

A montadora sueca fechou uma parceria com a fabricante de aço do mesmo país, a SSAB, para explorar o desenvolvimento da liga metálica produzida sem a utilização de combustíveis fósseis. Com isso, a Volvo seria a primeira empresa do setor a ter automóveis montados com a versão mais “verde” do material.

 

De acordo com o projeto das empresas, haveria a substituição do carvão por hidrogênio como principal combustível para manutenção da fábrica e geração de energia. Além disso, a parceria prevê que a montadora ajude a fabricante da liga metálica em sua fábrica experimental – a Hybrit, que está desenvolvendo este aço sustentável -, assim como em construções de parques eólicos para auxiliar no abastecimento dessa planta. (Frota & Cia/Olhar digital)