Primeira quinzena de junho de queda nas vendas de veículos

AutoIndústria 

 

O mercado de automóveis está patinando em junho. A curva das vendas no período aponta forte para baixo. No período, foram negociados somente 80.645 automóveis e comerciais leves, média diária de 7.331 unidades. No acumulado do ano, as vendas chegaram a 917.963 unidades.

 

O número de negócios diários na quinzena recuou 14% sobre maio, que registrou pouco mais de 8,3 licenciamentos a cada dia. Cerca de 40% dos veículos vendidos em junho, 32,8 mil, se deveram às negociações diretas.

 

O setor já nutre expectativa de encerrar junho com queda expressiva frente a maio, mês em que foram emplacados 175,4 mil automóveis e comerciais leves. Faltando apenas mais dez dias úteis de vendas, a projeção linear é algo em torno de 154 mil unidades negociadas.

 

No ranking por marcas, mudanças importantes. A Toyota fechou os primeiros quinze dias de vendas na terceira colocação, com 10,2% de participação, seguida de perto pela Hyundai, com 10,1%, e pela Jeep, que respondeu por 7,7% dos licenciamentos.

 

A GM, que liderou o mercado brasileiro nos últimos anos e que vem sofrendo com seguidas e longas paralisações de suas fábricas, caiu para o sexto lugar, com apenas 7,6% de participação. Em seguida aparecem Renault, 6,5%, e Honda, com 4,4%.

 

As duas primeiras colocadas são as mesmas desde o começo de 2021: a Fiat, líder com larga margem, deteve fatia de 24,2%, enquanto os veículos da Volkswagen responderam por 15,7% dos licenciamentos.

 

Ranking por marcas 1a quinzena de junho

 

1) Fiat 24,2%

2) Volkswagen 15,7%

3) Toyota 10,2%

4) Hyundai 10,1%

5) Jeep 7,7%

6) GM 7,6%

7) Renault 6,5%

8) Honda 4,4%

(AutoIndústria/Joel Leite)