AutoIndústria
O mercado de automóveis está patinando em junho. A curva das vendas no período aponta forte para baixo. No período, foram negociados somente 80.645 automóveis e comerciais leves, média diária de 7.331 unidades. No acumulado do ano, as vendas chegaram a 917.963 unidades.
O número de negócios diários na quinzena recuou 14% sobre maio, que registrou pouco mais de 8,3 licenciamentos a cada dia. Cerca de 40% dos veículos vendidos em junho, 32,8 mil, se deveram às negociações diretas.
O setor já nutre expectativa de encerrar junho com queda expressiva frente a maio, mês em que foram emplacados 175,4 mil automóveis e comerciais leves. Faltando apenas mais dez dias úteis de vendas, a projeção linear é algo em torno de 154 mil unidades negociadas.
No ranking por marcas, mudanças importantes. A Toyota fechou os primeiros quinze dias de vendas na terceira colocação, com 10,2% de participação, seguida de perto pela Hyundai, com 10,1%, e pela Jeep, que respondeu por 7,7% dos licenciamentos.
A GM, que liderou o mercado brasileiro nos últimos anos e que vem sofrendo com seguidas e longas paralisações de suas fábricas, caiu para o sexto lugar, com apenas 7,6% de participação. Em seguida aparecem Renault, 6,5%, e Honda, com 4,4%.
As duas primeiras colocadas são as mesmas desde o começo de 2021: a Fiat, líder com larga margem, deteve fatia de 24,2%, enquanto os veículos da Volkswagen responderam por 15,7% dos licenciamentos.
Ranking por marcas 1a quinzena de junho
1) Fiat 24,2%
2) Volkswagen 15,7%
3) Toyota 10,2%
4) Hyundai 10,1%
5) Jeep 7,7%
6) GM 7,6%
7) Renault 6,5%
8) Honda 4,4%
(AutoIndústria/Joel Leite)