Volvo lança nova linha F de caminhões no Brasil

Estradão

 

A Volvo está lançando no Brasil a nova linha F de caminhões. Ou seja, o modelo chega ao País pouco mais de um ano após a estreia na Europa. Assim, a novidade é resultado de parte dos investimentos de R$ 1 bilhão que a marca sueca promete fazer no Brasil até 2022.

 

Nesse sentido, os caminhões FH, FM e FMX vendidos no Brasil ficam alinhados com os vendidos no mercado europeu. Além disso, há a inédita opção FMX Max.

 

Segundo informações da marca, essa opção foca os setores de mineração e construção. Sobretudo por causa da capacidade de carga, que é 6 toneladas superior à das demais configurações.

 

De acordo com a Volvo, a nova linha F também consome até 5% menos combustível que a anterior. Ou seja, trata-se de um avanço e tanto. uma vez que recentes atualizações no motor já haviam reduzido o consumo em cerca de 10%.

 

Aliás, o seis-cilindros foi mantido. Portanto, a melhora na eficiência é resultado de atualizações em outros componentes, como a transmissão.

 

Nesse sentido, também colabora a nova versão do I-See. Ou seja, o sistema eletrônico que atua em conjunto com o navegador GPS para identificar a topografia da via.

 

Assim, pode “escolher”, de forma automática, a marcha mais adequada para cada situação. Portanto, o novo Volvo F já vem de fábrica pronto para ser mais eficiente.

 

Da mesma forma, o software de gerenciamento da caixa I-Shift foi atualizado. Logo, os modos de condução ficaram mais “inteligentes”. Segundo informações do gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil, Jeseniel Valério.

 

De acordo com ele, o desenho da cabine também está mais aerodinâmico. Portanto, essa combinação de soluções contribuiu para a redução do consumo.

 

Volvo amplia aposta na segurança

 

Ao mesmo tempo, a Volvo manteve a conhecida aposta nos sistemas de segurança. Nesse sentido, a novidade é o chamado Piloto Automático de Descida.

 

Ou seja, dá para programar a velocidade durante a descida. Para isso, o sistema trabalha em conjunto com o freio motor. Bem como com a transmissão I-Shift. Ou seja, até mesmo os freios podem ser acionados automaticamente.

 

Esse sistema é item de série. Assim como os freios EBS, com modulação eletrônica. Ou seja. garante uma distribuição mais eficiente das forças de frenagem.

 

Da mesma foram, a linha traz controle eletrônico de tração. Assim como freios com antitravamento ABS e assistente de partida em rampa, entre outros sistemas.

 

No Volvo FH, há agora a opção de faróis de LED, com sistema antiofuscamento. O dispositivo se adapta automaticamente e gradativamente ao tráfego de veículos. Desligando e acendendo os segmentos de LED, independente da ação do motorista. Logo, aumenta a segurança de todos os usuários da via. Além de garantir a visão máxima ao motorista Volvo.

 

Adicionais a essas ferramentas, os caminhões possuem, como item opcional, a direção inteligente Volvo Dynamic System (VDS). Sua função é corrigir a direção de forma autônoma para reduzir saídas indevidas da faixa da pista.

 

Pacotes de segurança personalizados

 

Ademais, a Volvo está oferecendo outros seis pacotes de dispositivos de segurança. Dessa forma, traz novas possibilidades de configurações. E facilita a escolha mais adequada dos equipamentos conforme a necessidade da aplicação.

 

Os pacotes são: Airbag (airbag frontal no volante e pré-tensionador do cinto do motorista), ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade e Freios Anticanivete) e ACC Plus (Piloto Automático Inteligente/Aviso de Colisão/Freio de Emergência, Função Stop&Go, ESP e Freio Anticanivete).

 

O pacote de Visibilidade Ativa integra (Sensor de Ponto Cego, Detector de Atenção e Câmera de Faixa da Rodovia). Há ainda o pacote Direção Inteligente VDS (Direção Elétrica VDS, Assistente de Estabilidade, Câmera de Faixa de Rodovia, ESP e Freio-Anticanivete). E o Visão Total (Farol Auxiliar no Teto; Luz de Conversão; Luz de 5ª Roda; Câmera de Ré; Câmera de Ponto Cego; Central Multimídia).

 

A nova linha pode receber até oito câmeras auxiliares para melhor visibilidade. Uma delas, chamada de câmera de ponto cego, vem instalada na parte inferior do retrovisor direito. Logo, a visão está garantida em um dos principais pontos cegos do veículo, proporcionando visibilidade de 76 m² desta área. Todas as câmeras podem ter sua imagem projetada na tela da central multimídia, outra novidade da nova geração.

 

Novidades nas cabines

 

O caminhão FH ganhou novo conjunto ótico e nova grade frontal, modernizando o veículo. Os cantos mais arredondados, menores frestas entre componentes e o pisca deslocado para a porta ajudaram na melhoria aerodinâmica.

 

A bordo novidade para o painel de instrumentos 100% digital de 12 polegadas. Além de trazer um novo layout ao painel, conta com quatro possibilidades de configuração. Ou seja, o que for melhor para a conveniência do condutor e das necessidades da aplicação.

 

A novidade está a cargo da central multimidia de 9 polegadas de tela sensível ao toque. Pela tela tudo está ao alcance do condutor, desde o rádio, espelhamento do celular e toda a parte de comunicação do veículo. Bem como aplicativos, telemetria e muitas outras configurações.

 

O volante multifuncional permite manejar a central multimídia, piloto automático, manter a distância do veículo à frente, entre outros comandos

 

Na estação de descanso, o colchão da cabine recebeu nova espuma de alta densidade. Novas entradas USB, maior facilidade para limpeza da cabine e novos tecidos de banco estão entre as demais novidades. Assim como é nova a alavanca da caixa I-Shift, agora mais recuada, ergonomicamente mais avançada. Logo, permite melhor movimentação do motorista.

 

Nova linha Volvo entregue em outubro

 

De acordo com a Volvo as entregas dos caminhões da nova geração começam ser feitas em outubro. Porém, as encomendas já começaram.

 

Diretor executivo da Volvo Caminhões, Alcides Cavalcanti (foto), explica que a média do prazo de entrega dos caminhões da maca está entre 90 e 120 dias. Nesse sentido, a marca está fazendo as entregas das vendas dos modelos da atual geração.

 

Todavia, sobre valores, a Volvo não revelou. Mas informou que os preços acompanharão as tecnologias que a nova geração passa a entregar.

 

Novos planos de conectividade e manutenção

 

O Volvo Connect substitui o Dynafleet. A ferramenta chega para melhorar a performance geral dos veículos. Bem como aumentar a segurança das operações com ferramentas de ponta para a economia no consumo de combustível. Assim, a nova plataforma continua 100% integrada à arquitetura digital dos caminhões Volvo.

 

Ademais, a Volvo está trazendo o novo Plano de Manutenção Ouro Flex. Com a nova modalidade, o usuário só paga pelo que rodarem, de acordo com a quilometragem efetivamente percorrida.

 

Para a nova geração, a Volvo vai oferecer financiamento com prazo de até 72 meses para pagar. Com carência de seis meses. Nesse sentido, pode ser financiado até 100% do valor do bem. Da mesma forma, o Consórcio Volvo terá um grupo especial de lançamento da nova linha, com 500 participantes. (Estradão)