Gargalo na indústria faz locadoras prolongarem uso da frota atual

iG Carro

 

A falta de componentes na indústria automotiva brasileira não afeta apenas concessionárias. Locadoras e serviços de car sharing também estão tendo dificuldades para substituir os modelos de suas frotas, e executivos do setor já trabalham com a possibilidade de prolongar o uso de veículos que já estão rodando.

 

Segundo a Solution4Fleet, empresa de soluções para locadoras e companhias de mobilidade, um veículo pode durar entre 5 e 18 meses na frota em condições normais. Com o gargalo de produção nas fábricas, locadoras e outras empresas do ramo prolongaram a substituição dos carros para um período entre 17 e 24 meses.

 

“As locadoras buscam alternativas, como estender a idade média das frotas, mudar a oferta de modelos de veículos a fim de conseguirem viabilizar a substituição de parte da frota – mesmo que não sejam os modelos mais desejados pelo público – ou até mesmo realizar a aquisição de outra locadora que possua uma frota mais nova.”, diz André Ricardo Vieira, CEO da Solution4Fleet.

 

Em serviços de car sharing como o Turbi, o tempo para a substituição de veículos da frota é de dois anos. Segundo Diego Lira, CEO e cofundador da Turbi, os modelos do serviço têm idade média de oito meses, portanto, não serão impactados pelo gargalo da indústria em um primeiro momento. (iG Carro/Caue Lira)