Futuro mais sustentável para todos

O Estado de S. Paulo

 

Mais do que vender produtos ou soluções em serviços, hoje, o propósito de uma fabricante automotiva responsável é unir o transporte de pessoas e bens ao uso de energias renováveis e limpas, com cuidados ambientais desde o desenvolvimento até o fim da vida útil do veículo, proporcionando, consequentemente, a redução de pegada de carbono em todo o ciclo.

 

A estreia do e-delivery, o primeiro caminhão elétrico com zero emissão de gases de efeito estufa e material particulado, desenvolvido e produzido em série no Brasil, está cada vez mais próxima. E perto do Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser celebrado no sábado (5), a Volkswagen Caminhões e Ônibus reforça seu compromisso com a agenda de sustentabilidade, avançando na mobilização de toda a cadeia automotiva e de logística. E, felizmente, com bons resultados.

 

Queremos unir cada vez mais pessoas e empresas com esse mesmo propósito. E foi com muita alegria que anunciamos, recentemente, a Moura como a mais nova parceira de nossa fábrica, localizada em Resende (RJ). Essa empresa brasileira, há 60 anos fabricante de baterias, chega com a missão de cuidar de processos específicos do e-delivery, de fornecer sistemas de baterias de lítio e seus componentes com a fabricante de baterias CATL, e ser responsável por diversos processos relacionados à mobilidade elétrica, tais como montagem, parametrização e testes dos sistemas do caminhão elétrico pioneiro.

 

Cadeia logística sustentável

 

Isso só reforça a importância da área de Pesquisa e Desenvolvimento de Resende como importante centro de desenvolvimento da eletromobilidade. Mas não estamos sozinhos nessa jornada: a Moura é uma de nossas parceiras no e-consórcio, criado com o objetivo de reunir empresas no desenvolvimento de uma infraestrutura que permita a eletrificação nos grandes centros urbanos. É a primeira vez que uma fabricante prevê desde o desenvolvimento e a montagem até a infraestrutura de recarga e o gerenciamento de um caminhão elétrico, alavancando toda a cadeia de fornecedores de maneira tão integrada.

 

E se, na fábrica, nos escritórios e nas concessionárias, bem como no desenvolvimento com os parceiros do e-consórcio, a agenda ambiental já é realidade, felizmente, também, os clientes estão conosco: cada vez mais empresas se mobilizam para a construção de uma cadeia logística mais limpa e sustentável.

 

Como parte dos grupos Volkswagen e Traton, que investem sistematicamente em mobilidade elétrica, temos o respaldo para liderar o cumprimento de metas concretas para desenvolver veículos com combustíveis alternativos em mercados emergentes. Contudo, sem desviar a atenção dos veículos a diesel, que ainda continuarão como maioria da frota nas ruas e estradas, ao menos, no médio prazo, com a convivência necessária das diferentes matrizes energéticas, sob medida para as diferentes realidades e operações.

 

Acreditamos que meios de transporte e sustentabilidade podem, sim, caminhar juntos, sem conflitos, e é isso o que nos motiva: é possível unir pessoas e empresas a um mesmo propósito e deixar um legado de sustentabilidade, com veículos feitos por pessoas e para pessoas.

 

A redução de emissões ganha contornos cada vez mais bem definidos no mundo todo: é preciso locomover-se e transportar bens e serviços, tanto quanto é necessário fazer isso mitigando danos ao ambiente. E é uma enorme honra estar à frente de um projeto tão grandioso como o da eletrificação da distribuição urbana, que vem para revolucionar a indústria automotiva. Estamos prontos, mais unidos do que nunca nos primeiros quilômetros desse novo caminho.

 

“Meios de transporte e sustentabilidade podem, sim, caminhar juntos, sem conflitos, e é isso o que nos motivos, Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus e membro do Executive Board do Grupo Traton. (O Estado de S. Paulo)