Locação de máquinas agrícolas otimiza operações

Grupo Cultivar

 

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) mostram que o setor está aquecido. O primeiro trimestre do ano encerrou com crescimento de 28%. Da receita total de R$ 16,9 bilhões, R$ 13,3 bilhões foram de vendas para o mercado interno brasileiro, resultado 45,1% superior a março de 2020. Quem acompanha essa expansão é o mercado de locação e gestão de máquinas agrícolas e equipamentos, cada vez mais procurado como alternativa para produtores de grãos e de outros itens produzidos e transportados por empreendedores do agronegócio brasileiro. Isso porque, a terceirização de frotas pode auxiliar o setor agrícola a otimizar operações e a produtividade dos seus cultivos.

 

A locação pode ser ainda mais proveitosa se a gestão dos ativos for feita pela empresa especializada em terceirização, especialmente para fazendas que ficam distantes dos grandes centros urbanos. Já que, em regiões remotas, a principal dificuldade de quem possui frotas é o acesso a serviços de qualidade para manutenção dessas máquinas, equipamentos e veículos. “Com o serviço de gestão dos ativos, nosso objetivo é criar conforto para o produtor, realizando as manutenções preventivas e corretivas. Isso é feito a partir do credenciamento e treinamento de uma rede de fornecedores ou até mesmo pela execução de um processo “in house”, em que essa operação é feita dentro da propriedade.”, explica José Renato Donadon, gerente comercial da Ouro Verde, especializada em gestão e locação.

 

De acordo com Donadon, esse trabalho de gestão das máquinas e equipamentos pode proporcionar uma disponibilidade acima de 95% dos ativos no primeiro ano de uso. “Isso significa que a cada 10 horas, o equipamento desempenha sua melhor performance por 9,5 horas”. Outro benefício importante da terceirização é a não mobilização do fluxo de caixa da empresa na compra dos ativos. “Dessa forma, é possível aplicar o capital em aumento de produtividade. Ou seja, ao terceirizar os cuidados dos veículos e equipamentos para uma empresa especializada, os produtores e gestores conseguem melhor direcionar seus recursos para o crescimento e inovação do seu negócio. Como, por exemplo, em tecnologias que geram maior produção por hectare”, destaca Para Marluz Renato Cariani, Head comercial de locação de Pesados da Ouro Verde.

 

Ainda de acordo com Cariani a locação e gestão de máquinas agrícolas e equipamentos já é consolidada no mercado internacional, pois também traz outras vantagens como redução da necessidade de capital de giro e aumento do índice de liquidez do empreendimento. Isso porque, a locatária passa a substituir a imobilização de capital por custo de locação. Além de disponibilidade de equipamentos sempre atualizados e redução de custos operacionais.

 

Por isso, na hora de escolher entre a compra ou a locação e gestão de máquinas agrícolas, é importante pesar prós e contras. “Aspectos como manutenção, desgaste, investimentos, benefícios, custo-benefício são algumas das formas de analisar a melhor alternativa. Desta forma, será possível chegar à conclusão de qual opção é mais vantajosa e que melhor otimiza os recursos da empresa”, complementa Cariani.

 

Que máquinas podem ser locadas?

 

Entre os ativos que podem ser utilizados nessa modalidade estão caminhões, máquinas e equipamentos, entre os quais: itens para preparo do solo, como tratores de alta potência, além de caminhões e máquinas destinados ao plantio, cultivo e colheita, entre eles pulverizadores autopropelidos, distribuidores de adubo sólidos e colheitadeiras estão disponíveis para locação. Além disso, podem ser locados equipamentos da linha amarela, como pá carregadeira, motoniveladora e escavadeiras, entre outros ativos de acordo com a demanda do produtor. (Grupo Cultivar/Bruna Robassa)