Montadora de carros elétricos promete investir R$ 25 bilhões em fábrica em Minas Gerais

CNN Brasil 

 

A prefeitura de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte/MG, assinou um plano de intenção junto à montadora argentina Bravo Motor para instalação de uma fábrica de carros elétricos e baterias no município. A empreitada deve gerar cerca de 10 mil empregos no estado sob o investimento de R$ 25 bilhões.

 

O prefeito da cidade, Marcelo Dieguez, afirmou à CNN que a parceria representa um marco na história do estado e envolve um pacote tributário que “passa pela isenção do IPTU nas fases de construção, implantação e ramp-up e isenção de ITBI. Além disso o ISS será de 0% a 5% por dez anos”.

 

Dieguez também acrescenta que existe uma proposta de isenção do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) para incentivar a venda de veículos elétricos no município. “Em cerca de cinco anos nós vamos ter carros elétricos automatizados aqui”, estima. Ainda segundo ele, “a expectativa é de que de 10% a 13% das baterias elétricas do planeta sejam produzidas em Nova Lima”,

 

O início das obras do novo parque industrial está previsto para o quarto trimestre de 2021, enquanto o começo da produção deve ocorrer a partir do primeiro trimestre de 2023.

 

Brasil deverá ter 28 mil veículos elétricos até o fim do ano

 

Uma projeção da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) aponta que o país terá 28 mil carros, motos e caminhões elétricos até o fim de 2021. A previsão vem após esse segmento do mercado automotivo apresentar o melhor quadrimestre desde o início da série histórica, com início há quase 10 anos.

 

Foram 7.290 veículos elétricos emplacados até abril, um aumento de quase 30% comparado com o mesmo período de 2020, podendo chegar, no final do ano, a 28 mil novos automóveis elétricos. Os modelos não poluem, são mais silenciosos e têm manutenção mais barata do que veículos convencionais, ainda que o custo inicial seja bem mais alto. (CNN Brasil/Nathallia Fonseca e Tiago Américo)