Mercado de caminhões deverá registrar desempenho melhor que outras categorias de veículos em 2021

Revista Torque

 

Mesmo em meio à pandemia e à crise econômica, o setor de caminhões vem mostrando resiliência e está conseguindo ter um desempenho melhor que o de outras categorias de veículos. Esta é a avaliação do presidente da Anfavea – Associação Nacional dos. Fabricantes de Veículos Automotores, Luiz Carlos Moraes.

 

De acordo com o executivo, neste ano, o setor poderá registrar uma recuperação mais expressiva para o setor de pesados, caso as questões sanitárias sejam resolvidas de forma mais célere e também se o agronegócio confirmar as expectativas de safras recordes, assim como a tendência crescente do delivery continue aquecendo o segmento de caminhões leves e não haja nenhum novo problema referente ao abastecimento de peças e matérias primas. “A expectativa é de aumento de 13% nas vendas e de 23% na produção desse setor, na comparação com 2020″, prevê Luiz Carlos.

 

O presidente da Anfavea e outros líderes do setor estarão discutindo os entraves do mercado, as perspectivas e os caminhos do setor de transporte e logística do País serão debatidos durante a Link Summit Fenatran. É a primeira série de eventos de um calendário digital organizado pela Reed Exhibitions, que acontecerá nos próximos dias 25 e 26 de maio.

 

Outro fator de extrema relevância para a retomada da força do mercado, de acordo com o presidente da Anfavea, é a renovação da frota de caminhões, que deve ser tratada como uma medida de urgência por parte do poder público. “Ela está prevista desde a elaboração do Proconve, no ano 1980, e nunca foi devidamente implementada, a exemplo da inspeção veicular. Os ganhos ambientais e em segurança veicular serão imensuráveis, e ainda trarão uma série de benefícios econômicos não só aos clientes, mas a toda a cadeia automotiva, gerando novos negócios e empregos”, complementa Luiz Carlos.

 

Discussão do cenário durante a Link Summit Fenatran

 

Os encontros deste mês terão a participação, no dia 25 de maio, do presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, do presidente da NTC, Francisco Pelucio, e do diretor-presidente Baspress, Urubatan Helou, que falarão sobre os entraves do crescimento do mercado de caminhões.

 

No mesmo dia, a forte demanda e os custos acelerados do mercado de implementos rodoviários serão tratados pelo presidente da Anfir, José Carlos Sprícigo; pelo presidente da Transjordano, João Bessa; e pelo presidente do Simetre, Antonio Fernandes Martins.

 

O Link Summit Fenatran trará também no dia 26 de maio uma ampla avaliação das oportunidades para a renovação de frotas, com a presença confirmada de Margarete Gandini, do Ministério da Economia; do Presidente da SIMPAR S.A., Fernando Simões, e do presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção. “Acreditamos ser vital um programa de renovação de frotas no Brasil”, adianta Fernando Simões, da SIMPAR. O presidente da CNT, Vander Costa, também abordará os desafios e os caminhos do mercado com uma entrevista especial.

 

As inscrições para o LINK SUMMIT FENATRAN estão acessíveis pelo link https://www.fenatran.com.br/pt-br/summit-fenatran-2021.html

 

“O novo ambiente digital Link Fenatran vai transmitir esses encontros virtuais com os principais players do mercado, para explorar um amplo conteúdo de produtos e serviços das marcas diante das demandas do transporte de carga e logística, proporcionando assim interatividade para as oportunidades de comercialização dentro do setor no Brasil e na América Latina”, afirma Luiz Bellini, diretor de Portfolio da Reed Exhibitions.

 

“Os eventos verticais mostram que a Fenatran cresceu como um grande produto, com alcance físico e digital para mais 490 mil pessoas de forma direta, podendo ultrapassar mais de 1 milhão de pessoas”, comenta Ana Paula, gerente da Fenatran e criadora da Rota Digital Fenatran. (Revista Torque)