Honda City e WR-V conquistam prêmio Melhor Valor de Revenda 2021

Blog do Ricardo Ribas

 

A Honda conquistou dois títulos na premiação Melhor Valor de Revenda 2021, realizada pela Kelley Blue Book Brasil (KBB), empresa especializada na avaliação e pesquisa de preços de automóveis, em parceria com a revista Quatro Rodas. O estudo indica os modelos que menos desvalorizaram no último ano, ou seja, aqueles que mais preservaram o valor investido pelo proprietário.

 

Foram avaliados os preços de 141 modelos vendidos no Brasil, em 22 categorias, entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021. Todos os modelos produzidos nacionalmente pela Honda tiveram destaque na premiação. Na categoria sedã compacto de referência, o City apresentou a menor desvalorização do mercado, com 16,81%. Já o WR-V conquistou o bicampeonato no segmento SUV compacto de acesso, com 19,25%, sendo o único da categoria a registrar depreciação abaixo de 20%.

 

O Fit foi o segundo colocado entre as station wagon/monovolume, com desvalorização de 19,01%. O HR-V também garantiu a segunda posição na categoria SUV compacto de referência, com 20,51%. Entre os sedãs médios, o Civic ficou em terceiro lugar, com 18,40%.

 

“O valor de revenda é um aspecto fundamental na decisão de compra. Essa premiação reforça o compromisso constante da Honda com o consumidor, tanto em relação à durabilidade, qualidade e confiança de nossos veículos, como em todo o serviço pós-vendas”, afirma Roberto Akiyama, vice-presidente Comercial da Honda Automóveis do Brasil.

 

Para chegar aos resultados, a pesquisa calcula o valor residual do veículo, ou seja, o quanto custava em uma data específica no passado e quanto ele custa exatamente 12 meses depois. Foram considerados os preços públicos sugeridos pelas montadoras em janeiro de 2020 e comparados com os valores médios pagos por lojistas pelo mesmo modelo em janeiro de 2021. Os percentuais de desvalorização foram obtidos pelas médias aritméticas das depreciações verificadas pelos modelos em todas as suas versões disponíveis.

 

Segundo a KBB Brasil, a premiação leva em conta o preço pago pelos lojistas porque são eles que absorvem a maior parte da oferta de veículos particulares. O cálculo já leva em conta os critérios de negociação mais objetivos, sistemáticos e regulares que são adotados pelos lojistas. Sendo assim, foi usada a mesma base de referência para todos os modelos avaliados.

 

Honda City

 

O City é um modelo reconhecido por suas qualidades únicas em aproveitamento de espaço interno, sofisticação, conforto e eficiência energética. Em sua linha 2021, o modelo traz novos equipamentos que aumentam o conforto, a comodidade e a tecnologia embarcada, tornando o sedã ainda mais completo.

 

Das novidades, podemos destacar os faróis com regulagem elétrica de altura e sensor crepuscular, de série, em todas as versões. A EXL ganha retrovisor interno fotocrômico. A versão LX agrega uma nova central multimídia de 7″, já presente na EX, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto. Também ganha o sistema HFT (Hands Free Telephone) com a função Voice Tag (Reconhecimento de Voz) e quatro tweeters para complementar o sistema sonoro.

 

Em todas as versões, o City oferece itens de série como: faróis com luzes de rodagem diurnas em LED integradas, ar-condicionado (manual nas versões DX, Personal e LX, e digital touchscreen na EX e EXL), sistema de som com Bluetooth e entrada USB, direção elétrica EPS, acionamento elétrico para travas das portas e vidros das quatro portas, volante com ajuste de altura e profundidade e chave do tipo canivete, dentre diversos outros equipamentos.

 

O City é equipado com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. A tecnologia i-VTEC, desenvolvida pela Honda, varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para obter a máxima eficiência em diferentes regimes de rotação. Assim, oferece excelente desempenho e economia de combustível.

 

Honda WR-V

 

O WR-V foi o primeiro automóvel desenvolvido pela Honda Automóveis do Brasil. O SUV compacto traz a proposta de oferecer muito conforto, tecnologia e versatilidade, além de segurança e excelente dirigibilidade.

 

A linha 2021 traz design renovado e ainda mais robusto, novos equipamentos de conforto e aprimoramentos em segurança em todas as versões. Outra novidade é o lançamento da inédita versão LX, com um ótimo custo-benefício para o consumidor.

 

Assim como em todos os modelos da Honda, segurança também é prioridade no WR-V. A linha 2021 marca a introdução de aprimoramentos em segurança, com a adoção dos controles de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em aclive (HSA) e alerta de frenagem emergencial (ESS) em todas as versões, como equipamento de série. O modelo também ganha sensor crepuscular, para o acendimento automático dos faróis, com regulagem de altura do facho.

 

O WR-V traz de série, em todas as versões, uma das grandes inovações da marca, o sistema de bancos Magic Seat, que permite diversas configurações de assentos e a acomodação de objetos de grandes dimensões.

 

O conjunto dinâmico foi projetado para permitir altura do solo, vão livre e ângulos de ataque e saída compatíveis com a proposta de um SUV, sem comprometer o conforto e a agilidade de um modelo compacto. Equipado com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, o WR-V apresenta excelente desempenho e economia de combustível. (Blog do Ricardo Ribas)