BYD e ADL entregam o 500º ônibus elétrico à Go-Ahead London

Diário do Transporte

 

A BYD Reino Unido e a ADL (Alexander Dennis Limited) informaram nesta sexta-feira, 21 de maio de 2021, que entregaram o 500º ônibus elétrico à Go-Ahead London. O veículo de dois andares já foi incorporado à frota da operadora.

 

As fabricantes também informaram que os pedidos para os próximos 500 ônibus da BYD-ADL já foram realizados por operadores de transporte público em todo o Reino Unido. Assim, ambas ultrapassam a marca de mil pedidos na região.

 

Os novos pedidos deverão ser entregues no decorrer dos próximos 12 meses, segundo a BYD.

 

O ônibus número 500 é o Enviro400EV, um dos 20 que foram incorporados à frota da Go-Ahead London na linha 69 do transporte londrino, entre Walthamstow e Cannin Town.

 

Segundo a BYD, o modelo foi lançado há menos de cinco anos. “Desde o início da parceria, a Go-Ahead London tem trabalhado de perto com a BYD e a ADL, tornando-se a primeira cliente no lançamento em 2016, e continuando a apoiar o desenvolvimento dos veículos com sua experiência operacional. O primeiro ônibus elétrico BYD-ADL, o Enviro200EV, de apenas um andar, esteve presente na entrega do 500º como parte da homenagem prestada pelos fabricantes ao papel crucial da Go-Ahead London na implantação de ônibus elétricos no Reino Unido. Isso fez da Go-Ahead, a maior operadora de ônibus elétricos do país, possuindo quase metade dos 500 ônibus elétricos BYD-ADL entregues até agora”, informou a fabricante, em nota.

 

Parceria

 

A BYD é líder mundial em baterias, gerenciamento de energia e mobilidade elétrica, enquanto a ADL é uma subsidiária do líder independente mundial fabricante de ônibus, a NFI (NFI Group Inc.). Juntas, as empresas oferecem ônibus elétricos para os operadores do Reino Unidos, Irlanda e Nova Zelândia.

 

Tendo firmado o acordo de cooperação em outubro de 2015, a parceria entregou os primeiros ônibus já no verão seguinte. Seus ônibus elétricos para o Reino Unido e a Irlanda são fabricados na Grã-Bretanha, garantindo que o investimento em transporte sustentável beneficie as comunidades por todo o país.

 

Executivos comemoram 

 

“Ficamos muito felizes, em 2015, quando a Go-Ahead London embarcou conosco na jornada pela eletrificação e, hoje, estamos ainda mais entusiasmados ao celebrarmos a entrega do 500º ônibus elétricos BYD-ADL. Trata-se de um marco significativo e não apenas para a parceria entre BYD e ADL. É uma demonstração clara do compromisso da capital dessa nação com a descarbonização, à medida que a mobilidade elétrica desempenha um papel cada vez mais fundamental no fornecimento de um sistema de transporte mais limpo para milhões de pessoas. Operadores como a Go-Ahead London, contando com o suporte da parceria entre BYD e ADL, estão realmente liderando essa iniciativa”, disse o diretor administrativo da BYD do Reino Unido, Frank Thorpe.

 

“Enquanto nos preparamos para trazer a montagem de chassis para nossas instalações no Reino Unido com o objetivo de entregar um produto totalmente fabricado na Grã-Bretanha, a combinação vencedora da tecnologia de ponta e experiência em design da parceria entre a BYD e ADL continua a definir o padrão para ônibus elétricos. Isto foi possível por causa dos nossos clientes, principalmente a Go-Ahead London, que foi a primeira empresa fora da China a dedicar completamente um terminal para uma operação elétrica há cinco anos e que, ainda hoje, nos desafia a entregar inovação contínua”, afirmou o diretor de vendas da ADL no Reino Unido, Martin Brailey.

 

“É maravilhoso que esse marco significativo tenha sido alcançado em Waterloo, porque nossa garagem de ônibus elétricos foi premiada globalmente. Waterloo foi pioneira na tecnologia de ônibus elétricos em 2013 e, rapidamente, provou ser totalmente capaz de operar em um ambiente com muitas paradas e alta frequência como o da capital. Juntamente com o prefeito, a Transport for London (órgão do governo responsável por diversos aspectos do sistema de transporte na Grande Londres) e os importantes parceiros na infraestrutura, estamos fazendo uma transição harmoniosa da frota icônica de ônibus vermelhos da capital para entregar um transporte público de emissão zero. Parabenizamos a parceria entre a BYD e a ADL ter alcançado a marca de 500 ônibus elétricos entregues”, disse o diretor administrativo da Go-Ahead London, John Trayner.

 

O diretor de engenharia da Go-Ahead London, Richard Harrington, também comemora o marco. “Sabemos que nosso povo gosta de dirigir e conservar o que, até recentemente, era uma tecnologia nova. A Go-Ahead London tem um histórico de inovação do qual se orgulha e, à medida em que fazemos a transição de nossos ônibus do diesel para outras tecnologias, nossa experiência como o maior operador de ônibus elétricos do Reino Unido, com mais de 200 ônibus elétricos BYD-ADL, se provará valiosa”. (Diário do Transporte/Jessica Marques)