Rota 2030: SENAI e indústria automotiva investem na modernização do setor

Agência CNI de Notícias

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) apresenta nesta quarta-feira (19), os resultados do primeiro ano de trabalho do programa Rota 2030, bem como as oportunidades disponíveis para o setor automotivo. Coordenado pelo SENAI, o programa Prioritário Alavancagem de Alianças para o Setor Automotivo atua em três linhas de trabalho: desenvolvimento de competências, incremento de produtividade da cadeia e aumento de recursos para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

 

O programa já disponibilizou R$ 88 milhões para projetos e tem o desafio de ampliar a inserção global da indústria automotiva brasileira.

 

Para debater a importância da construção de alianças estratégicas para impulsionar o setor automotivo frente aos efeitos causados pela pandemia, o SENAI promove um painel com a presença de representantes do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e o Ministério da Economia.  O evento será às 16h30.

 

O programa Rota 2030 é parte da estratégia elaborada pelo governo federal para desenvolvimento do setor automotivo. O Brasil tem capacidade de oferecer ao mundo inovação disruptiva no setor automotivo, a partir do programa Rota 2030, avalia o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi. A proposta é que este movimento de inserção global seja progressivo, permitindo que ao final da vigência do programa o país esteja inteiramente inserido na produção global de veículos automotores.

 

“O Brasil tem uma oportunidade ímpar para fortalecer a indústria por meio da inovação, que é a chave para o desenvolvimento da economia brasileira.  A inovação ocorre nas empresas, mas depende de um contexto, de um ecossistema, ninguém inova sozinho. Por isso, a importância da iniciativa combinada de instituições de conhecimento como o SENAI e de uma ação estratégica da agenda de política pública sob uma lógica de governança destinada a gerar valor e riqueza para o país”, ressalta Lucchesi.

 

Desenvolvimento de competências entre profissionais do setor também é foco

 

Na linha de desenvolvimento de competências, o SENAI criou um MBI (Master in Business Innovation) em Indústria Avançada: Automotiva 4.0, com metodologia inovadora desenvolvida com foco no incremento da produtividade da cadeia, a partir da relação com as montadoras, onde os alunos são agentes ativos, desenvolvendo práticas reais que geram resultados para o setor.

 

O programa possui uma turma em andamento com 55 alunos de 20 das maiores empresas do setor automotivo.  É o caso do engenheiro mecânico, Eduardo Duarte Ziller Fagundes, que trabalha no grupo Stellantis e que está cursando o MBI. Há 17 anos no mercado, Eduardo ressalta que as pesquisas em inovação para o setor automotivo são fundamentais para trazer uma inteligência de dados capazes de apontar tendências e orientar tomadas importantes de decisão.

 

“No Brasil, os principais desafios são os custos das novas tecnologias, falta de fomento e de infraestrutura. Maquinários antigos e obsoletos podem ser um entrave para implementação de tecnologias mais atuais que permitem que as máquinas se tornem unidades autônomas e ao mesmo tempo interligadas em rede num processo que irá garantir autonomia e maior produtividade. O tema indústria 4.0 é relativamente novo e a indústria automotiva tem ainda muitas algemas tecnológicas que precisam ser rompidas dando espaço a processos mais dinâmicos, inteligentes e conectados” pondera Eduardo Fagundes.

 

São oferecidas também oficinas com o objetivo de promover a atualização profissional de colaboradores, terceirizados e fornecedores da cadeia automotiva, proporcionando um melhor desempenho no exercício do trabalho e o crescimento conjunto do setor. O programa já capacitou 1.510 alunos em oficinas de Industria 4.0, digitalização e produtividade.

 

Mais informações sobre o MBI acesse o site do SENAI CETIQT. (Agência CNI de Notícias)