Stellantis e Foxconn anunciam a criação da Mobile Drive

AutoIndústria

 

Duas gigantes globais trabalharão em conjunto no desenvolvimento de tecnologias digitais e conectividade para veículos. Nesta terça-feira, 18, Stellantis e a empresa de tecnologia chinesa Foxconn, fabricante dos produtos Apple, oficializaram a assinatura de memorando para a criação da joint venture Mobile Drive.

 

A futura empresa terá participação igualitária dos dois grupos e, além de fornecer sistemas e serviços para as marcas de veículos da Stellantis, criada em janeiro com a fusão da PSA e a FCA e já a quarta maior fabricante mundial de veículos, pretende oferecê-los a outras montadoras.

 

Em evento virtual, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, e Young Liu, presidente da Foxconn, apresentaram os planos para “trazer experiências inovadoras, possibilitadas por eletrônicos de consumo avançados” e “fornecer uma nova fronteira de informações e entretenimento, recursos perfeitamente conectados dentro e fora dos veículos”.

 

“Hoje, há algo que importa tanto quanto um design bonito ou inovador: é como os recursos dentro de nossos veículos melhoram a vida de nossos clientes”, definiu Tavares, que vê nos serviços de conectividade a próxima grande evolução da indústria automobilística, ao lado da eletrificação.

 

Para Young Liu, os veículos do futuro serão cada vez mais acionados e definidos por softwares. “A Mobile Drive atenderá e excederá essas expectativas com softwares e hardwares. É uma extensão natural da Foxconn”, declarou o executivo.

 

Os produtos e serviços desenvolvidos pelas Mobile Drive, que terá sede na Holanda, serão de co-propriedade dos dois grupos acionários. A Mobile Drive se concentrará em infotainment, telemática e desenvolvimento de plataforma de serviço em nuvem, aplicativos baseados em inteligência artificial, 5G, serviços over-the-air, comércio eletrônico e cockpit inteligente.

 

“Com esta parceria, expandiremos os limites da tecnologia de carros conectados e traremos experiências imersivas ainda a serem imaginadas”, disse Yves Bonnefont, diretor de Software da Stellantis. (AutoIndústria)