O Tempo
O Grupo D’Granel, de Minas Gerais, ampliou sua frota com a aquisição de 60 IVECO Hi-Ways 600S44. O objetivo é atender o aumento da procura dos clientes da empresa, entre eles multinacionais dos setores de cimento e minério, para o transporte de cargas diversas. O primeiro lote com 1o caminhões foi entregue em 13/5, em cerimônia realizada na concessionária DEVA, que participou da venda. Os veículos da IVECO se destacam por oferecerem ótimo custo total de propriedade, além de proporcionarem robustez e versatilidade para todo tipo de demanda do transporte rodoviário. Marcelo Araújo, gerente Comercial da IVECO, diz que a ampliação do mercado de pesados foi um fator determinante para a conclusão da venda. “A negociação atende a demanda de nossos clientes em um segmento em alta. A parceria com grandes players do transporte, como o Grupo D’Granel, nos motiva a seguir desenvolvendo ‘soluções’ para nossos parceiros. Estamos muito felizes pela parceria e por estarmos ao lado da empresa oferecendo o suporte necessário”.
Experiência
Para Flávio Morais, diretor do Grupo D’Granel – que atua em logística e transporte de cargas no Brasil há mais de 30 anos – a compra foi baseada na durabilidade dos veículos, eficiência operacional, baixo consumo de combustível e excelente pós-venda. “Outro fator de destaque é o conforto da cabine, apontado pelos motoristas como um diferencial frente à concorrência, além da força e da potência que impressionam.” O executivo afirma que o Grupo D’Granel prevê fechar o ano com 1.200 caminhões. A empresa optou pela aquisição do plano de manutenção Absoluto, de cinco anos, para as 60 unidades. Além de todas as manutenções preventivas (revisões) determinadas pela engenharia, o plano cobre reparos oriundos de desgaste natural ou falha de produto, as chamadas manutenções corretivas, e também possui a assistência 24 hrs (Non Stop Iveco).
Crescimento
Os caminhões também contam com o IVECO Connect, sistema de telemetria e conectividade que funcionam 24 horas, monitorando o desempenho do motorista e as funções do veículo. As informações são enviadas a uma sala de controle, localizada no complexo industrial da IVECO em Sete Lagoas (MG), que monitora, constantemente, as mensagens recebidas pelos dispositivos, com profissionais que ficam responsáveis por antecipar demandas dos clientes em um eventual problema com o produto, contatando o motorista e sugerindo soluções. Ricardo Barion, diretor Comercial da IVECO, destaca que no primeiro trimestre de 2021 a marca teve crescimento de 61% nas vendas de veículos pesados, como o Hi-Road e o Hi-Way. “A IVECO é a montadora que mais cresce no Brasil. Contamos com um portfólio completo, para atender diferentes segmentos do transporte, e capilaridade em 100% do território nacional, com uma ampla gama de serviços.”
Hi-Way
O modelo evoluiu a partir de pesquisas realizadas com os clientes da marca. Com o apoio da FPT Industrial, a IVECO desenvolveu um pacote de melhorias técnicas que aumentou significativamente o torque e a economia de combustível. Estas mudanças contemplaram a turbina, o coletor de escape, o volante do motor e o aumento da eficiência do sistema de arrefecimento, além da calibração geral de motor e caixa. Com o maior torque das motorizações, o desempenho dos caminhões permitiu, por exemplo, retomadas mais eficientes, resultando em menor tempo médio de viagem e maior produtividade. Além disso, na linha Hi-Way, para otimizar os custos operacionais em todas as condições de uso, o cliente tem a opção do “modo econômico”, acionado por meio da tecla ECO no painel, contribuindo para um consumo de combustível mais otimizado. (O Tempo)