Volks do Brasil duplica exportação de caminhões e ônibus no primeiro quadrimestre

Diário do Poder

 

A VW Caminhões e Ônibus mais que duplicou as exportações no primeiro quadrimestre de 2021 na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2020, a marca vendeu 1.084 unidades de janeiro a abril. Neste ano, foram 2.527.

..

Embora as bases de 2020 sejam baixas, pois correspondem ao momento de eclosão da pandemia mundo afora, há destaques relevantes nos diversos mercados da fabricante.

 

“Cada mercado experimenta razões diferentes para a alta na demanda, mas de modo geral, podemos observar uma tendência de recuperação e retomada após um período tão difícil como o início de 2020”, comenta Roberto Cortes, presidente da VW Caminhões e Ônibus.

 

O Chile é o líder de compras internacionais da VWCO no primeiro quadrimestre deste ano, com 720 unidades. O segmento de exploração de minérios de cobre e a força das commodities naquele país impulsionaram a demanda por caminhões, com destaque para os modelos Constellation 17.280, um dos protagonistas do sucesso por lá.

 

No Uruguai a VWCO atingiu o marco histórico de 100 caminhões vendidos em um mesmo mês e consolidou a liderança de mercado, com o Constellation 24.250 como o caminhão mais vendido por lá.

 

Nos demais países da América Latina, a distribuição de alimentos e bebidas impulsionou as vendas da família Delivery, especialmente do 11.180, veículo mais exportado no período pela VWCO. Falando especificamente sobre a América Central, os recentes lançamentos dos modelos em países como Guatemala ampliam essa conta.

 

Na África o destaque são os ônibus. A Volkswagen participa do programa de modernização do transporte público de Angola e mantém as entregas de Volksbus 17.210 que já entram no combate contra a pandemia de Covid-19.

 

Todas as unidades são equipadas com barreiras de proteção para motorista e cobrador Marcopolo BioSafe, que reduz a possibilidade de contágio ao diminuir a exposição dos profissionais a possíveis gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro. (Diário do Poder/Geison Guedes)