Vendas de motocicletas e comerciais leves têm bom resultado em abril

Borracha Atual

 

Em abril, com 20 dias úteis, o emplacamento de veículos registrou aumento de 6,73% na comparação com março, que teve 23 dias úteis. No período foram emplacadas 288.098 unidades, contra 269.927, registradas em março. Os dados foram divulgados pela FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

 

O saldo positivo pode ser atribuído ao desempenho de vendas de motocicletas, que cresceram 52,03% em abril. “Havia um represamento de demanda, no segmento de motos, que pôde ser atendido com o aumento da produção, e isso provocou uma certa distorção, pois notamos que a maior parte dos segmentos ainda sofre queda nas vendas, pela escassez na oferta de produtos, provocada pela falta de componentes e insumos na indústria e, também, em função dos períodos de fechamento dos showrooms das Concessionárias, durante os feriados estendidos, em São Paulo, e demais decretos de restrição do comércio, em outros estados”, analisa o Presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Júnior, que alerta: “Se desconsiderarmos os resultados de motocicletas, o setor, no geral, teria sofrido uma queda de 6,86%, em abril sobre março/2021”.

 

Na comparação entre os meses de abril de 2021 e 2020 houve crescimento de 221,29%. “Devemos considerar que abril do ano passado foi o pior momento da pandemia, quando apenas 89.668 veículos foram comercializados. Naquela oportunidade, muitas concessionárias estavam com seus showrooms fechados, por decretos estaduais e municipais, e as redes de concessionárias estavam se adaptando às vendas não presenciais, que hoje ocorrem com mais normalidade”, esclarece Assumpção Júnior.

 

No ranking histórico, desde 1957, o mês de abril/2021 está na 12ª posição e o 1º. quadrimestre de 2021 ocupa a 13ª posição.

 

Acumulado do quadrimestre e projeções

 

Os resultados do 1º. Quadrimestre de 2021 mostraram aumento de 15,39% sobre igual período de 2020. “Com base nesse percentual, que está muito próximo das projeções iniciais que a FENABRAVE havia feito, em janeiro, para todo o ano de 2021 (crescimento de 16%, para o setor), decidimos ainda não revisar as projeções. Acreditamos que se a produção de veículos for regularizada e houver avanço na vacinação contra a COVID-19, a economia também irá reagir melhor e, com ela, os índices de confiança, empregos, renda e, consequentemente, os resultados do nosso setor”, acredita o Presidente da FENABRAVE. (Borracha Atual)