Caminhão elétrico BYD eT8 será usado em usina de biogás no Paraná

Blog do Caminhoneiro

 

A cidade de Ponta Grossa está presenciando o trabalho silencioso de um caminhão BYD eT8, totalmente elétrico, que coleta cerca de 12 toneladas de lixo diariamente, e encaminha o material para uma usina de biogás, que vai gerar energia para prédios públicos da cidade paranaense.

 

A Usina Termoelétrica a Biogás de Ponta Grossa foi inaugurada no último dia 30 de abril, pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, juntamente com a Ponta Grossa Ambiental (PGA), e a concessionária de limpeza urbana da cidade pertencente ao Grupo Philus.

 

O lixo coletado pelo caminhão, principalmente resto de alimentos, hortifrútis, sementes, e óleo de cozinha usado, entre outros, será direcionado para um pré-tanque, onde vai ser analisado e se estiver em condições adequadas, será direcionado para os biodigestores.

 

“A BYD está sempre alinhada com projetos verdes que contribuem para a saúde das pessoas e a preservação ambiental. Apenas um caminhão deixa de emitir 82 toneladas de CO2 por ano comparado a um outro veículo a combustão, o equivalente ao plantio de 577 árvores. As vantagens operacionais dos equipamentos 100% elétricos movidos a bateria de lítio da BYD tem permitido que as empresas reduzam as emissões de gases poluentes e ainda diminuam os custos em suas operações”, explica Henrique Antunes, da BYD.

 

No interior dos biodigestores, bactérias realizam a digestão da matéria orgânica através de um processo anaeróbico (sem a presença de oxigênio), e nesse processo produzem o biogás – um gás composto por grande quantidade de metano, material altamente combustível. O gás é então direcionado para os moto geradores, onde é queimado, e com isso, produz-se energia elétrica, a qual é transferida diretamente para a rede da Copel.

 

A unidade poderá processar até 30 toneladas de lixo diariamente. A energia produzida irá abastecer o Hospital Municipal (Pronto Socorro), o Hospital da Criança, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA Santana) e o prédio sede da administração pública (paço municipal).

 

“Com a implantação da UTB – Usina Termoelétrica a Biogás, a aquisição do caminhão elétrico BYD torna o projeto ainda mais sustentável, afinal, o caminhão será abastecido pela energia produzida pela própria usina, que é gerada a partir dos resíduos orgânicos coletados por ele. Inicialmente, a coleta será feita em 75 grandes geradores, e futuramente, a coleta também acontecerá no formato porta a porta. Sem dúvidas, é um grande avanço em sustentabilidade, tecnologia e inovação em Ponta Grossa”, disse Vítor Borsato, diretor de Negócios do Grupo Philus. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)