Honda anuncia prazo para fim de seus carros a combustão

iCarros

 

A Honda anunciou que vai parar de fabricar veículos movidos a gasolina até 2040. De acordo com a montadora, um dos objetivos é de que 40% de suas vendas no mundo sejam compostas por carros elétricos até 2030, crescendo esse percentual para 80% em 2035 e atingindo o nível máximo cinco anos mais tarde.

 

Outras montadoras anunciaram planos semelhantes e se comprometeram a atualizar suas linhas apenas com modelos 100% elétricos nas próximas décadas. Estão entre elas: GM, Volkswagen, Ford, Jaguar e Volvo.

 

A fabricante japonesa ainda prometeu um grande esforço para neutralizar as emissões de carbono em seus produtos e atividades corporativas até 2050.

 

O anúncio dos planos sustentáveis foi feito por Toshiriro Mibe, CEO da Honda, que assumiu o comando da fabricante neste mês. O executivo disse que a empresa vai ajudar o governo japonês a alcançar a meta climática de reduzir 46% de emissões até 2030.

 

“Acredito que é responsabilidade de uma marca de automóveis atingir nossa meta sem carbono”, disse Mibe, de acordo com a Reuters. Mibe ainda confirmou que a Honda investirá um total de 46,3 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 253 bilhões) em iniciativas de pesquisa e desenvolvimento para seus veículos elétricos nos próximos seis anos.

 

A linha elétrica atual da fabricante está em fase de desenvolvimento. O Honda E começou a ser vendido na Europa em 2020. Em contraponto, o Clarity EV está saindo de linha, embora as versões híbridas plug-in ainda sejam comercializadas.

 

Os japoneses possuem um plano de trabalhar em conjunto com a GM para lançar mais dois novos EVs, usando a plataforma modular da empresa dos EUA.

 

A Honda prometeu lançar dois SUVs elétricos na América do Norte, mas isso não deve ocorrer antes de 2024. Além dos automóveis, a empresa também segue com planos de ampliar sua linha de motocicletas e scooters elétricas.

 

As montadoras japonesas, com destaque para a Toyota, já foram líderes em veículos híbridos, mas ficaram atrás das empresas americanas no mercado de veículos 100% elétricos nos últimos anos. (iCarros)