Daimler Truck prepara a casa para se tornar independente

AutoIndústria

 

Em preparativos para ser listada na Bolsa de Valores de Frankfurt e se tornar independente do Grupo Daimler até o fim de 2021, a Daimler Truck anunciou reorganização na estrutura da organização e composição de Conselho de Administração a ser instituídas a partir de 1º de julho.

 

As medidas têm objetivo de aumentar a eficiência e proporcionar velocidade nos desenvolvimentos tecnológicos e autonomia nas decisões dos comandos de cada uma das regiões nas quais a empresa atua. Na prática, marcas como Freightliner, Western Star e Thomas Built, na América do Norte, Mercedes-Benz Trucks, na Europa e América Latina, e Fuso e BharatzBenz, na Ásia, terão maior independência para agir.

 

Com o olhar no futuro, alinhada com as tendências de descarbonização e com os desenvolvimentos de acionamentos livres de combustíveis fósseis, bem como as soluções do campo da conectividade e dos softwares, a Daimler Truck criou a divisão Truck Techonology Group (Grupo de Tecnologia de Caminhões).

 

A unidade, que será chefiada por Andreas Gorbach, concentrará competências para pesquisa, desenvolvimento para tecnologias futuras de trens de força (motores a combustão, baterias elétricas e células de combustível), além de ser responsável pelo software dos veículos, elétricos/eletrônicos e compras globais.

 

“A nova estrutura de negócios dará à Daimler Trucks & Buses o melhor dos dois mundos: máxima aproximação com o cliente e empreendedorismo em nossas regiões com força total de engenharia focada em futuras tecnologias”, afirma em nota Martin Daum, CEO da Daimler Truck.

 

Dentre as mudanças no comando organizacional, Sven Ennerst, anteriormente responsável pelo Desenvolvimento, Compras e pela Região China, irá continuar como Representante Geral na China até o fim do ano. Frank Reintjes, responsável pela divisão Global Powertrain, acompanhará o realinhamento da Daimler Truck AG como Conselheiro Executivo Senior do CEO também até o fim de 2021. Ambos os executivos se aposentarão no fim do exercício deste ano.

 

Por outra frente, a empresa estabelecerá nova unidade de serviços financeiros específica para caminhões e ônibus. A futura Daimler Truck Financial Services terá a direção de Stephan Unger.

 

Com a reorganização, o Conselho de Administração da Daimler Truck será composto pelo CEO Martin Daum; Karin Rådström, responsável pelas regiões da Europa e América Latina; John O’Leary, CEO da Daimler Trucks North America; Hartmut Schick, CEO da Daimler Trucks Asia; Andreas Gorbach, que chefiará o Truck Technology Group; Stephan Unger, responsável no Conselho de Administração pela futura Daimler Truck Financial Services; Jochen Götz, responderá por Finanças e Controlling e Jürgen Hartwig, a cargo dos Recursos Humanos. (AutoIndústria)