Vendas de veículos a diesel caem 20% no mercado europeu

Frota & Cia

 

Desde setembro de 2015, após denúncia sobre o nível de poluentes, montadoras de todo o mundo buscam implementar medidas mais sustentáveis na produção de veículos. Dessa forma, a produção e venda de modelos a diesel vem caindo consideravelmente. Além disso, a atuação de autoridades na fiscalização dos níveis de emissão e a procura maior de consumidores por alternativas ecológicas também contribuem no cenário.

 

De acordo com os números revelados pela Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA), no primeiro trimestre de 2021 foram vendidos 593,5 mil veículos de passageiros com mecânica diesel em toda a União Europeia (EU). Portanto, os dados mostram uma desaceleração de 20,1%, comparativamente a igual período no ano passado.

 

Em seus melhores anos, veículos com motorização diesel chegaram a representar 65% das vendas. No entanto, atualmente, segundo contas feitas pela ACEA, o diesel tem agora uma fatia de mercado de 23,2%, contra 29,9% no primeiro trimestre de 2020. A associação dos construtores ainda destaca as quebras mais violentas nalguns dos mercados principais, casos de Alemanha (queda de 29,4%) e Espanha (-28,3%).

 

Em sentido contrário na UE, os híbridos continuam a ganhar expressão e representam atualmente 18.4% do total de veículos de passageiros, quase duplicando a sua quota de mercado no espaço de um ano. (Frota & Cia/André Garcia)