Financiamento de veículos usados cresceu 7,5% em 2021

Frota & Cia

 

De acordo com levantamento realizado pela B3, entre janeiro e março de 2021, as vendas financiadas de veículos usados, cresceram 7,5% ante 2020. Os dados incluem motos, autos leves e pesados. Assim, somando 1 milhão de unidades no país.

 

Dentro deste cenário, se destacaram os financiamentos de autos leves com mais de 12 anos de uso, que registraram aumento de 33,1%. Durante o trimestre, as vendas financiadas de veículos usados representaram 71,4% do total, enquanto no primeiro trimestre de 2020 elas representaram 65,5%. Por sua vez, os financiamentos para veículos novos registraram queda de 18,5%.

 

“No compilado de janeiro a março, percebemos que os veículos usados continuam representando a maior parcela das vendas a crédito. Além disso, notamos maior procura por financiamento de veículos leves com maior tempo de uso. Alguns fatores podem explicar a redução de oferta de carros 0km no mercado, como a paralisação de montadoras com o agravamento da pandemia e a falta de insumos”, avalia Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3.

 

A região Sudeste concentrou a maior parte das transações, com 45,7% dos financiamentos, seguida pela região Sul (21,6%), Nordeste (16,6%), Centro-Oeste (10,3%) e Norte (5,8%). Para visualizar a apresentação com os dados completos para financiamentos de veículos do primeiro trimestre de 2021, clique aqui. (Frota & Cia/André Garcia)