Caminhões VW com nova transmissão automatizada estreiam em mercados internacionais

Revista Torque

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus passa a equipar quatro de seus modelos de seu portfólio de exportação com a nova caixa V-Tronic ZF Traxon de 12 velocidades, a mesma que já equipa os recém-lançados extrapesados da marca. A partir de agora, o novo componente está disponível também para os Constellation 24.330, 30.330, 19.360 e 25.360 em suas versões com transmissão automatizada, à venda nos mercados internacionais da montadora, além do Brasil.

 

“A tecnologia traz inúmeras soluções para ampliar a rentabilidade e a competitividade, com foco total em conforto, segurança e ótimo custo operacional, com melhorias inclusive na manutenção. Versáteis, esses modelos podem ser utilizados nas mais diversas operações, como tanque, baú e carga seca”, destaca Leonardo Soloaga, diretor de Vendas Internacionais da VW Caminhões e Ônibus.

 

A nova geração de transmissão automatizada que chega aos modelos conta com uma série de melhorias para ampliar a eficiência mecânica, espaçar as manutenções preventivas e, em conjunto com o motor, trabalhar para permitir a troca de milhares de informações precisas por segundo no sistema, o que propicia a troca mais rápida de marchas e a melhor condição de operação nas mais variadas situações, incluindo na rodagem em topografias mais acidentadas.

 

O acionamento das marchas é feito por meio de uma alavanca posicionada no console central, mantendo a reconhecida ergonomia da cabine Constellation. E para somar no quesito conforto, a nova transmissão Traxon reduz o nível de ruído em até 35%, auxiliando no bem-estar do motorista a bordo. Com torque de entrada máximo de 2.400 Nm, a caixa proporciona robustez a toda prova e trocas de marchas mais rápidas, com menor interrupção na transmissão do torque. Outra vantagem é a engenharia modular da transmissão, que proporciona manutenções mais rápidas e simples.

 

A nova transmissão chega também com um pacote de funcionalidades sob medida para reduzir o consumo de combustível e ampliar a segurança operacional.

 

Eco-roll: aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada.

 

Sensor de inclinação: auxilia na manutenção da rotação adequada para melhor consumo de combustível.

 

Modo manobra: controla a velocidade e não permite a troca de marchas, proporcionando assim uma saída suave sem trancos.

 

Kick down: ao pisar fundo no acelerador, a transmissão reduz a marcha aumentando o giro do motor para obter melhor performance para ultrapassagem seguras.

 

Easystart: assistente de partida em rampa. (Revista Torque)