Volvo comemora 25 anos do lançamento do VNL nos Estados Unidos

Blog do Caminhoneiro

 

O caminhão que elevou o padrão de design, eficiência, desempenho e segurança do setor de transportes nos Estados Unidos está comemorando 25 anos. O Volvo VNL foi apresentado pela montadora em 1996.

 

Desde o início, o caminhão é montado pela Volvo em New River Valley, na Virgínia, e se tornou o modelo mais vendido da empresa nos Estados Unidos.

 

“A Volvo Trucks revolucionou pela primeira vez a indústria de caminhões da América do Norte ao apresentar o primeiro caminhão com o compartimento de descanso totalmente integrado à cabine, elevando o padrão e mudando as percepções sobre a direção da indústria de caminhões. A introdução do Volvo VNL em 1996 continuou esse legado de inovação e influência, trazendo avanços em design e tecnologia que remodelaram os padrões de excelência para nossos clientes, seus motoristas e nossa indústria por 25 anos, e continuarão a fazê-lo pelo próximo anos”, disse Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America.

 

Em 1996, o lançamento foi marcado pelo design do caminhão, que melhorou consideravelmente a aerodinâmica e reduziu o consumo de combustível. O capô, mais inclinado, era totalmente novo, e o design do caminhão influenciou todas as montadoras de caminhões pesados na América do Norte.

 

Em 1997, a montadora apresentou uma estação de trabalho que se transformava em um beliche, melhorando a produtividade do motorista e aumentando o conforto à noite.

 

O caminhão já contava com cabine construída no conceito de célula de sobrevivência, e tinha airbag para o motorista. Em 2005, passou a sair de fábrica com o primeiro sistema de controle de estabilidade totalmente eletrônico para caminhões rodoviários pesados.

 

O câmbio I-Shift passou a ser disponibilizado em 2007, e, em 2013, passou a ser padrão para todos os modelos. Mas não parou por aí. O caminhão seguiu sendo atualizado ano após ano, se tornando referência de conforto e produtividade nas estradas da América do Norte.

 

“Nas rodovias da América do Norte, o design e o desempenho do Volvo VNL têm impressionado e impactado positivamente os negócios de nossos clientes por 25 anos. Estamos ansiosos para saber quais avanços tecnológicos e benefícios para o cliente chegarão nos próximos 25 anos”, disse Allison Athey, gerente de marketing de produto da Volvo Trucks North America.

 

Como parte das comemorações dos 25 anos do VNL, todas as unidades produzidas neste ano estão saindo de fábrica com emblemas comemorativos especiais, fixados nas portas. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)