Mercado segue aquecido para serviços de locação de carros top de linha

O Estado de S. Paulo/Mobilidade

 

Empresas de locação e de assinatura de veículos têm registrado aumento na procura por automóveis premium desde 2020, motivado tanto por consumidores finais quanto por empresas. De acordo com a Osten Fleet, frente de negócios da Osten Group lançada no ano passado e que conta com assinatura de veículos premium de marcas como BMW, Chrysler, Dodge, RAM, Jeep, Jaguar, Land Rover, entre outras, esse movimento foi impulsionado pela pandemia da covid-19.

 

“Alguns consumidores estão fazendo essa opção pela questão financeira, pois tiveram que vender seus automóveis, mas, ainda assim, não podem ficar sem carro. E as empresas optam por essa modalidade pela redução de custos, pela comodidade e pelos serviços oferecidos”, diz Liandra Boschiero, gerente da Osten Fleet. Segundo ela, a empresa registrou aumento de 50% na procura por veículos premium em 2020 e este ano começou aquecido.

 

A Unidas também tem sentido esse aquecimento na busca por automóveis premium em seu programa de assinatura, o Unidas Livre. “Os consumidores estão cada vez mais migrando da posse para o uso do produto, como tem acontecido com muitos modais no mercado. E os clientes com maior poder aquisitivo estão sendo pioneiros”, afirma Carlos Sarquis, diretor-geral de rent a car da Unidas. Segundo ele, o cenário econômico, com a alta do dólar e aumento nos custos de compra e manutenção do veículo próprio, contribui para que esse movimento se fortaleça, sobretudo com a pandemia. “Manter o veículo parado na garagem, gerando custos e depreciando o seu valor, faz cada vez menos sentido”, diz Sarquis.

 

Na Movida, a linha Movida Premium, que possui carros zero-quilômetro de alto padrão para locação, a procura tem sido alta. A empresa entende esse aumento como uma tendência do público de alta renda estar passando a enxergar o carro como serviço. “Ao colocar a conta no papel, eles compreendem a possibilidade de ter o mesmo produto, com mais serviços, menos preocupação e mais economia”, afirma Maria Baldin, diretora de novos negócios da Movida

 

Lá, são as empresas menores que têm liderado a procura pelos veículos premium. “Essa busca é recorrente, grandes companhias, tradicionalmente, já alugam carros de luxo. Atualmente, empresas menores têm sido responsáveis pelo aumento da demanda, em consequência da maior divulgação do serviço. O empresário percebe que pode alugar e, em muitos casos, avaliar se é mais vantajoso alugar como pessoa física ou por meio de sua empresa”, explica Baldin.

 

Personalização e serviços

 

Os consumidores pagam, na maioria dos casos, pela comodidade de ter diversos serviços incluídos nos pacotes. No modelo de operação por assinatura da Osten Fleet, a empresa se encarrega de documentação, seguro, manutenção preventiva (custo e gestão), gestão de multas de trânsito, gestão de sinistros, assessoria para carro reserva, serviço de Leva e Traz para os agendamentos, assistência 24 horas para todo território nacional e atendimento personalizado conforme o perfil do contrato.

 

“Por isso, muitas companhias nos procuram, sobretudo startups de segmentos como tecnologia e mercado financeiro. Faz muito sentido terceirizar esse trabalho”, diz Boschiero.

 

Atualmente, o veículo mais buscado na Osten Fleet é o BMW 320i GP (2020/2021), modelo com valor de assinatura “mais baixo” entre os oferecidos pela empresa: pelo período de 24 meses com mil quilômetros por mês, a assinatura custa R$ 4.930 mensais. Mas os valores podem quase dobrar caso o modelo escolhido for, por exemplo, um BMW X4 xdrive 30i GP (20/21) com plano de assinatura de 24 meses e mil quilômetros por mês: R$ 9.150 mensais.

 

A possibilidade de personalizar de acordo com o gosto do consumidor também é um aspecto muito valorizado. “Na Movida, há um consultor dedicado, especialista nesse segmento de carros de luxo, que busca responder às necessidades de cada cliente, prestando toda a assistência de forma personalizada. Isso inclui, por exemplo, a customização do veículo, como as cores do banco, que podem variar conforme a disponibilidade da montadora”, diz Baldin. Um item muito buscado pelos clientes da empresa é a blindagem.

 

“Desejar esse diferencial em um veículo novo pode levar até 30 dias para ser finalizado, ou seja, o consumidor compra o carro e precisa esperar quase um mês para usufruir do veículo. No caso da locadora, ele só começa a pagar a mensalidade quando o veículo for entregue”, explica a diretora de novos negócios. A empresa cobra, para um plano de 36 meses e mil quilômetros, a partir de R$ 2.590 ao mês por um Jeep Compass e a partir R$ 5.590 mensais por um Audi Q3, apenas citando alguns exemplos.

 

Mobilidade elétrica

 

Na Unidas, um segmento que vem crescendo é o de veículos elétricos e híbridos. “A mobilidade sustentável é um dos pilares da Unidas, que adquiriu no ano passado lotes de três modelos dessa categoria: BMW i3, Golf GTE e Renault Kangoo ZE”, diz Sarquis. No programa Unidas Livre, os valores das assinaturas podem variar conforme o modelo do veículo, as especificações e as opções de personalização. “Considerando o modelo Corolla Xei Vvt-ie At 2.0 4p, por um período de contrato de 48 meses, com franquia de quilometragem mensal de mil quilômetros e cor do veículo branco polar, o valor mensal é de R$ 2.659. As parcelas podem ser quitadas por boleto ou cartão de crédito”, finaliza.

 

Custo X benefício

 

Patrick Burnett, fundador e CEO da Inovebanco, startup de soluções de pagamento, fez dois planos de assinatura com a Osten Fleet. “Em outubro do ano passado, li sobre o lançamento da empresa e me interessei. Fiz um estudo de viabilidade econômica, pois, antes, tínhamos uma empresa responsável pela gestão dos nossos veículos, e decidimos trocar”, conta. De acordo com ele, a relação entre custo e benefício foi um fator decisivo. “Eu me desloco muito em visitas aos clientes, e é muito cômodo o sistema de assinatura: tem manutenção programada, não nos preocupamos com documentação e temos todo suporte da empresa.” A experiência tem sido tão positiva que o executivo estuda fechar assinaturas também para os cargos de gerência da empresa. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade/Daniela Saragiotto)