Fabricantes de motos fecham acordo para padronizar baterias

AutoIndústria

 

A partir de consórcio estabelecido em abril de 2019, quatro fabricantes de motocicletas do Japão – Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha – acabam de fechar acordo para a padronização de baterias substituíveis e sistemas de troca em motos elétricas. O objetivo principal é ampliar o uso desse tipo de veículo no país asiático.

 

Parte das especificações comuns acordadas estão em conformidade com o artigo técnico TP21003 da Sociedade de Engenheiros Automotivos do Japão, publicado no último dia 19. O consórcio irá conduzir as verificações técnicas e a padronização do uso mútuo de baterias substituíveis com base nas normas estabelecidas pela entidade.

 

A busca por uma solução que garantisse maior autonomia dos veículos e redução no tempo de carga foi tema central no consórcio desde a sua instituição.

 

Seus participantes vinham cooperando desde o ano passado com os testes de campo “e-Yan Osaka”, conduzidos pelo subcomitê de promoção de motocicletas elétricas da Associação de Fabricantes Automotivos do Japão, em colaboração com a prefeitura local e a corporação da Universidade Nacional de Osaka.

 

O objetivo é um trabalho conjunto entre todos os envolvidos para que o Japão possa oferecer as soluções para a definição de uma padronização internacional no âmbito das motos elétricas.

 

“A conquista deste acordo para a padronização de baterias de uso comum só foi possível graças ao trabalho conjunto, nos últimos dois anos, das quatro fabricantes japonesas de motocicletas”, afirma Noriaki Abe, diretor global das operações de Motocicletas da Honda Motor. “Agradeço a todos os associados do consórcio e à Sociedade de Engenheiros Automotivos do Japão por sua compreensão e suporte”.

 

O executivo diz que ao mesmo tempo em que trabalham em cooperação para construir um ambiente que permita o uso mútuo da bateria com base em nosso acordo, as montadoras participantes do consórcio continuarão competindo entre si para desenvolver produtos atraentes que atendem às necessidades de seus clientes.

 

“Por meio de nossos esforços de cooperação e competição, vamos trabalhar para a adoção generalizada de motocicletas elétricas para concretização de uma sociedade sustentável”, concluiu Abe. (AutoIndústria)