CEO da Scania diz que falta de eletrônicos pode paralisar produção da montadora na Suécia

Blog do Caminhoneiro

 

A indústria automotiva mundial está enfrentando um grande problema, com a falta de equipamentos eletrônicos, como chips e placas, usados em diversos sistemas dos veículos. De acordo com Henrik Henriksson, CEO da Scania em recente entrevista ao jornal sueco Dagens Industri, a montadora poderá ter que interromper a produção se o problema não for solucionado. “Em algum momento durante o primeiro ou segundo trimestre, teremos que parar”, disse o CEO da montadora.

 

O problema também aumenta à medida que o número de pedidos de caminhões tem crescido, o que deveria impulsionar a produção, mas a falta de componentes tem causado atrasos nas linhas de montagem.

 

“A situação está muito tensa e não teremos componentes suficientes. Podemos não ter que parar completamente, mas teremos que reduzir (produção) durante o primeiro ou segundo trimestre”, disse o porta-voz da Scania, Hans-Ake Danielsson, em entrevista à Agência Reuters.

 

Além da Scania, a Volvo também já teve que pausar a produção de caminhões em sua fábrica de Ghent, na Bélgica, temporariamente, pela falta de componentes eletrônicos.

 

Com a indústria automotiva paralisada no ano passado por conta da pandemia do coronavírus, muitas empresas que forneciam peças para montagem dos veículos redirecionaram sua produção para outros setores. Foi o que aconteceu com a indústria de chips e placas eletrônicas, que voltou sua produção para a produção de equipamentos domésticos, como televisões e vídeo games, por exemplo. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)