Pirelli continua como fornecedora exclusiva da F-1 até 2024

Borracha Atual

 

A FIA e a Fórmula 1 propuseram, e a Pirelli concordou, uma prorrogação de um ano ao contrato existente de fornecimento exclusivo de pneus. A proposta de pneus mais recente da FIA e da Fórmula 1 em 2018 foi para o fornecimento de um pneu de 13 polegadas durante a temporada de 2020, seguido de três temporadas consecutivas com pneus de 18 polegadas, de 2021 a 2023, inclusive.

 

A pandemia da Covid-19, que também interrompeu a temporada da Fórmula 1 em 2020, obrigou a FIA e a Fórmula 1 a implementarem medidas de emergência que incluíram os cancelamentos dos testes de desenvolvimento de pneus no ano passado e o adiamento de novos regulamentos técnicos planejados – que incluíam pneu de 18 polegadas – de 2021 para 2022. Como resultado, as regras atuais agora estabelecem que pneus de 13 polegadas serão usados durante a temporada de 2021, com uma mudança para pneus de 18 polegadas em 2022.

 

Segundo Stefano Domenicali, presidente e diretor executivo da Fórmula 1, “a pandemia causou transtornos em todo o mundo, e a Fórmula 1 não ficou imune a isso. Portanto, tomamos as medidas necessárias no ano passado para adiar os regulamentos por um ano até 2022. Estamos muito orgulhosos de nossa parceria com a Pirelli e gratos a eles por sua abordagem construtiva para essa mudança de cronograma. A Pirelli está muito consciente do papel estratégico que os pneus têm na F1 e sabemos que eles estão trabalhando muito para garantir que seus produtos representem o melhor equilíbrio entre desempenho e durabilidade no novo contexto técnico. Estamos ansiosos para o início da temporada de 2021 e entusiasmados com os novos carros e novos pneus de 18 polegadas que entrarão na pista de acordo com os novos regulamentos em 2022.”

 

Já Marco Tronchetti Prover, vice-presidente executivo e CEO da Pirelli afirmou que “estamos, obviamente, satisfeitos por termos alcançado esse acordo que estenderá nossa presença no ápice do automobilismo mundial até 2024. A Pirelli está junto da Fórmula 1 há mais de 70 anos, desde a primeira corrida em 1950, e a empresa continua investindo nos mais altos níveis tecnológicos de pesquisa e desenvolvimento, como mostra a introdução dos pneus de 18 polegadas a partir do próximo ano. O esporte a motor faz parte do nosso DNA, e a Fórmula 1 representa um laboratório ao ar livre que nos permite aplicar o know-how adquirido em pista aos nossos pneus de carros de passeio, começando com a gama Ultra High Performance que equipa os automóveis de maior prestígio do mundo”. (Borracha Atual)