DAF lança nova linha CF, baseada em conceito premium

Frota & Cia

 

A DAF Caminhões anunciou sua entrada oficial no mercado de caminhões semipesados, com o lançamento da nova linha CF que, a partir de agora, passa a ser produzida no país, na planta de Ponta Grossa (PR) da empresa.  As primeiras versões do produto foram apresentadas na Fenatran 2019 e despertaram a atenção do público. A diferença agora, é que a montadora decidiu posicionar o novo CF como um produto “premium”, o que traduz um novo patamar de preços, embora ainda não informado.

 

O novo CF será oferecido nas configurações cavalo-mecânico para aplicações rodoviárias 4×2 e 6×2, além de uma versão rígida 8×2 e outra off road com tração 6×4. As três primeiras vêm equipadas com o novo motor DAF MX 11, de 10,8 litros em em duas versões. A primeira, de 410 cv de potência (@2.100rpm) e torque de 2.100Nm (@900 rpm) e a segunda com 450 cavalos e 2.300Nm de torque (@900rpm), que oferecem 15% a menos de consumo de combustível, em comparação à versão anterior, segundo o fabricante.

 

Já a versão fora de estrada utiliza o mesmo motor da linha XF, o Paccar MX13, de 480 cavalos e torque de 2.350Nm e 2.500 no multitorque, com redução nos cubos (5,41:1 ou 4,55:1). Toda a linha CF conta com a transmissão automatizada ZF TraXon, de 12 velocidades e eixo traseiro com relações mais rápidas de 2,47 e 2,64. O freio motor é o Paccar MX, de três estágios e potência de 490 cavalos.

 

Marco histórico

 

“A chegada do novo CF é mais um marco na nossa história no Brasil, renovando totalmente o line up da DAF no país. Também estamos ingressando em um novo segmento de mercado, de caminhões rígidos, para uso em operações rodoviárias e distribuição, o que vai possibilitar a expansão da nossa participação no mercado brasileiro”, explica Lance Walters, presidente da empresa.

 

As linhas externas do novo CF seguem o design da linha XF, com linhas modernas e detalhes cromados e a logomarca DAF estampada em alumínio escovado. As versões rodoviárias oferecem duas opções de cabine – Sleeper e Space – que priorizam o conforto a bordo. O modelo incorpora, ainda, boa parte das tecnologias oferecidas na linha pesada, entre elas o Controle de Cruzeiro Preditivo, que faz a leitura do relevo até dois quilômetros à frente e o Assistente de Perfomance do Condutor, que mostra se a condução está sendo de forma correta, em tempo real.

 

Para garantir todo o suporte ao cliente, a DAF renovou seu programa de contrato de manutenção Multisuporte, com quatro opções de planos de assistência. “Também estamos investindo na ampliação da rede, que deve saltar de 44 para 54 pontos de atendimento em todo o país, com foco na qualidade dos serviços oferecidos ao cliente e um padrão de atendimento premium”, comenta Luis Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões.

 

O diretor ressalta que a DAF cresceu 38% no segmento acima de 40 toneladas, no ano passado, e sua participação de mercado passou de 6,2% para 8,6% no biênio 2019-2020. Com a nova linha CF, Gambim estima alcançar uma participação de 10% no mercado de caminhões semipesados em prazo inferior a 10 anos, sem precisar datas. “Temos várias estratégias para crescer nesse mercado, especialmente com a oferta de produtos premium de alta qualidade e alto conforto”, finaliza o executivo. (Frota & Cia/Jose Augusto)