SUV abaixo do Jeep Renegade será montado na plataforma do Peugeot 208

Jornal do Carro

 

Conforme noticiamos por aqui, a Jeep planeja fabricar um SUV para ficar posicionado abaixo do Renegade. Com a formação do grupo Stellantis, a mídia estrangeira aponta que o utilitário esportivo subcompacto será montado sobre a plataforma Compact Modular Platform (CMP). Aos que não reconhecem, esta é a plataforma do atual Peugeot 208.

 

De acordo com a publicação do Automotive News Europe, o modelo, a fabricante norte-americana produzirá seu SUV de entrada na planta de Tychy, na Polônia em julho de 2022. Além disso, utilizará a arquitetura modular CMP, que é compatível com motorizações a combustão, híbridas e elétricas.

 

Prioridade do braço formado pelo antigo grupo FCA, o pequeno utilitário esportivo é um desejo antigo da Jeep. Contudo, ele não compartilhará a base com o Fiat Panda 4×4, como especulado pela imprensa algumas vezes.

 

Já a novata CMP foca na construção de modelos para mercados emergentes, exatamente o interesse da Jeep no pequeno SUV.

 

Embora a plataforma não ofereça compatibilidade com tração 4×4, é provável que o sistema de tração 4xe esteja presente na versão hibrida. O restante da gama deverá adotar tração dianteira.

 

Ele consiste na configuração de um motor a combustão montado no eixo dianteiro, que movimenta as rodas dianteiras. No eixo traseiro, há um propulsor elétrico responsável pelo movimento das rodas de trás. As duas propulsões ficam montadas em linha.

 

Sob o capô, a mídia estrangeira aponta para o emprego de trens de força da Peugeot. O mais cotado no momento, é o Puretech 1.2 Turbo.

 

Jeep Renegade crescerá

 

Para abrir espaço para o pequeno SUV, a próxima geração do Renegade ficará maior. Desse modo, ele deverá resolver o problema com a capacidade do porta-malas. A troca de geração, no entanto, deve ocorrer somente em 2022

 

Gama cheia de concorrentes

 

Atraídos pelo incentivo fiscal indiano para veículos de até 4 metros de comprimento, as montadoras inauguraram uma nova categoria de SUVs subcompactos. A safra reúne modelos como o Nissan Magnite, Renault Kiger, Hyundai Venue e Toyota Urban Cruiser, por exemplo.

 

Bem como a arquitetura CMP, a nova remessa de SUVs urbanos tem foco em mercados emergentes. Dessa forma, o mini Jeep pode vir ao Brasil. Contudo, ainda neste ano o SUV do Fiat Argo irá entrar nessa nova categoria – e ele será um produto nacional e terá motores turbo.

 

Em contrapartida, o novo produto da Jeep poderia vir importado da Argentina, assim como o 208. Como resultado, seu preço seria mais salgado por causa da alta cambial.

 

Plataforma abrigará outros produtos

 

Eis que efetivamente, estamos vendo um dos principais objetivos da fusão do grupo Stellantis: compartilhamento de plataformas e economia em escala. Abaixo do híbrido Alfa Romeo Tonale, a montadora italiana lançar um novo SUV compacto de luxo menor que o Tonale.

 

A Fiat também estuda montar um pequeno SUV na mesma plataforma para preencher o espaço deixado pelo Punto. Por enquanto, pouco se sabe sobre esta dupla. Apesar disso, fontes afirmam que os SUVs italianos chegarão ao mercado somente em 2023. (Jornal do Carro)