Bancos de montadoras esperam alta de 12,5% nos financiamentos em 2021

O Estado de S. Paulo/Broadcast

 

Após o tombo sofrido em 2020, o mercado de financiamento de veículos deve voltar a crescer em 2021. É o que esperam os bancos das montadoras, que representam mais da metade do volume financiado no País. A expectativa é de expansão de 12,5% para as concessões da modalidade, segundo projeção feita pela Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef).

 

Retrovisor. Em 2020, marcado pela pandemia e pelo isolamento social, houve recuo de 3,4%, para R$ 156,7 bilhões no financiamento de veículos. Além da crise econômica gerada pelo vírus, que elevou o desemprego, pesaram contra o setor o fechamento das concessionárias nos primeiros meses de quarentena e os problemas de falta de peças que as montadoras enfrentaram, resultando em estoques insuficientes para atender à demanda.

 

Ficou para depois. Na avaliação do presidente da Anef, Paulo Noman, a recuperação deve ser impulsionada por uma demanda reprimida de consumidores que deixaram de comprar em 2020 e adiaram a aquisição para 2021. Além disso, afirma, os volumes devem crescer porque os clientes têm dado entradas menores e estão fechando contratos por prazos mais longos.

 

Sinais

 

O final do ano passado já mostrou números mais positivos. No último trimestre, os recursos liberados para financiar veículos atingiram níveis pré-pandemia, destaca Noman. Ele pondera, contudo, que é preciso ter cautela e observar a dinâmica para os próximos meses da indústria, que ainda pode passar por problemas de estoques. (O Estado de S. Paulo/Broadcast/André Ítalo Rocha)