Fiat Punto pode voltar baseado em Peugeot 208 e Opel Corsa

Auto + TV

 

Ironia do destino ou não, mas Fiat Punto e Opel Corsa voltarão a se encontrar. Isso porque a geração anterior do Corsa e o último Punto compartilhavam plataforma, apesar de Opel e Fiat não terem relações na época. Agora todas partes do grupo Stellantis, o Punto poderá ressurgir aparentado também ao Peugeot 208.

 

Segundo a revista alemã Autobild, o projeto da quarta geração do Fiat Punto já começou. O modelo será construído sobre a plataforma modular CMP da PSA. A base hoje é usada pelo Peugeot 208, Opel Corsa e será aproveitada no Brasil também pelo sucessor do Citroën C3.

 

A base é extremamente versátil, flexível e permite uso de motores a combustão e também 100% elétrico. A ideia de um Fiat e-Punto poderá surgir na Europa, fazendo par ao Peugeot e-208 e ao Opel Corsa E. Vale lembrar que no Brasil o 208 elétrico terá sobrenome e-GT e será lançado ainda neste ano.

 

A vingança do Punto sobre o Argo?

 

Como a Fiat usará globalmente a plataforma CMP em seus compactos, é possível que esse Punto possa atuar como sucessor do Argo aqui no Brasil. O ganho de escala seria grande, visto que a base será feita em Porto Real (Rio de Janeiro) para o sucessor do Citroën C3 e já é usada na Argentina no novo Peugeot 208.

 

A ideia será usar a base PSA e motores FCA. Por isso, o novo Punto deverá ser equipado com o novo Firefly 1.0 turbo que está prestes a estrar no Brasil. Lá na Europa o 1.3 Firefly turbo já é usado, mas não seria a proposta para um carro de porte compacto. Já a motorização elétrica seria toda provida pelo lado francês da Stellantis. (Auto + TV/João Brigato)