A Audi revela ao mundo a sua escultura elétrica: o superesportivo e-Tron GT

Correio do Estado

 

Um dos principais lançamentos da indústria automotiva previstos para este ano, o superesportivo 100% elétrico Audi e-Tron GT foi revelado globalmente em dois eventos no dia 9 de fevereiro, diretamente da Alemanha, através de uma live.

 

Na primeira parte, parte da apresentação coube ao brasileiro Lucas Di Grassi, piloto da Audi na Fórmula-E, que mostrou as características da alta performance elétrica do e-Tron GT. Na segunda parte da “live”, os alemães Markus Duesmann, CEO da Audi AG, Hildegard Wortmann, do Conselho de Administração para Vendas e Marketing, e o ex-piloto de Fórmula-1 Nico Rosberg fizeram a apresentação oficial do superesportivo totalmente “verde”, que chegará ao Brasil ainda este ano, com preços acima dos R$ 600 mil.

 

“O e-Tron GT é um gran turismo reinterpretado para o futuro. Sua aparência é um testemunho do novo design automotivo premium. Com uma performance impressionante, ele é a eletromobilidade em sua face mais emocional. E, com seu conceito sustentável, ele se impõe”, explicou Duesmann, na apresentação.

 

São duas versões do novo cupê de quatro portas. A e-Tron GT tem dois motores (um em cada eixo), potência conjunta de 476 cavalos e torque de 64,4 kgfm. Conforme a Audi, acelera de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e pode chegar a 245 km/h, limitada eletronicamente. Já a “top” RS e-Tron GT, também com dois motores, tem um total de 598 cavalos (646 cavalos com a função “overboost”) e espetaculares 84,6 kgfm de torque, com aceleração até 100 km/h em apenas 3,3 segundos e velocidade final de 250 km/h.

 

As duas configurações utilizam na maior parte do tempo tração elétrica integral, com o modo “Audi Drive Select” dando preferência à tração dianteira. Nas curvas com velocidade alta e em piso escorregadio, a tração traseira entra em ação de forma automática.

 

O design externo do e-Tron GT – de 4,99 metros de comprimento, 1,96 metro de largura, 1,41 metro de altura e 2,90 metros de distância de entre-eixos, construído sobre a plataforma J1, a mesma do Porsche Taycan – é impressionante desde a primeira olhada e segue o estilo apresentado pelo e-Tron Concept no Salão de Genebra de 2019, na última edição do evento antes da pandemia do coronavírus.

 

O visual bem esportivo tem linhas fluídas, capota baixa e aerodinâmica refinada. A frente do carro tem grandes entradas de ar com resfriamento controlado. As rodas podem ser de 19 a 21 polegadas e a carroceria tem nove opções de cores. A parte traseira tem as lanternas ligadas por uma faixa de luz e difusor e spoiler integrados.

 

O novo superesportivo é o primeiro veículo totalmente elétrico da Audi construído na Alemanha, enquanto o e-Tron e o e-Tron Sportback são fabricados em Bruxelas, na Bélgica.

 

Para a construção do GT, as instalações de Böllinger Höfe, na cidade de Neckarsulm, foram expandidas, atualizadas e convertidas. A fabricação artesanal especializada da instalação anterior foi conservada e adicionada por processos digitais e tecnologias inteligentes. A produção da família e-Tron é totalmente em zero de carbono. A eletricidade da unidade industrial é 100% ecológica. Para o fornecimento da temperatura desejável na produção, é feita uma combinação de calor e energia elétrica com biogás. Emissões que ainda não puderem ser evitadas são compensadas com créditos de carbono em projetos de proteção de clima certificados. O sistema de produção em Böllinger Höfe evita o uso de papel e embalagens. As sobras de chapas de alumínio acumuladas na seção de prensas são devolvidas ao fornecedor, onde são recondicionadas e então reutilizadas pela Audi.

 

Materiais sustentáveis estão em toda a cabine do e-Tron GT. O motorista e o passageiro da frente ficam em uma posição bem baixa, ao estilo dos carros de competição, com os dois bancos disponíveis em três versões com ajustes de posições elétricos. No meio, existe um amplo console central, incluindo o seletor de modos de condução. O GT tem o Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas ativado por meio do volante multifuncional, que controla a tela central de 10,1 polegadas, com comandos sensíveis ao toque. O som, a tecnologia e a conectividade contam com um head-up display, comando de voz, sistema de áudio da Bang & Olufsen com 710 watts, Wi-Fi, Bluetooth, GPS e serviços online Audi Connect.

 

As duas configurações do e-Tron têm pacotes de assistência ao motorista Audi Pre Sense e alerta de saída de faixa como itens de série.

 

Os opcionais Tour, City e Park acrescentam o controle de cruzeiro adaptativo, o auxiliar de eficiência e o assistente de estacionamento.

 

A Audi oferece ainda um pacote de acabamento ecológico, sem o uso de couro natural. Os bancos são estofados com uma mistura de “couro sintético” e material Kaskade ou de microfibra Dinamica, similar ao Alcantara. Os itens reciclados usados no interior do carro são de fibras de poliéster feitas de garrafas pets, têxteis e outras fibras residuais. (Correio do Estado/AutoMotrix/Daniel Dias)