BYD conclui testes de ônibus sem motorista em aeroporto no Japão

Diário do Transporte

 

A fabricante chinesa BYD informou que concluiu uma bateria de testes de dez dias com um ônibus que consegue circular sem motorista no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, no Japão.

 

Em parceria com a companhia aérea japonesa, a All Nippon Airways (ANA), foi a primeira operação experimental em condições reais do modelo autônomo. O Aeroporto de Haneda se tornou o primeiro aeroporto internacional do Japão a realizar a operação piloto de um ônibus autônomo.

 

A companhia aérea planeja colocar o ônibus ainda em 2021 em operação diária para atingir plenamente a meta de construir um aeroporto “Simples e Inteligente” até 2025, conforme nota da fabricante do ônibus.

 

O modelo é o BYD K9 com capacidade para transportar até 57 pessoas.

 

Com circulação em uma área específica, os testes serviram para coletar dados que devem ajudar os desenvolvedores a melhorar as funções de direção autônoma e a eficiência operacional do veículo no futuro.

 

Além da BYD e ANA, participam dos estudos a BOLDLY e Advanced Smart Mobilit.

 

O projeto passou por três rodadas de testes de 2018 a 2020.

 

O vice-presidente sênior da ANA, Masaki Yokai, acredita que com ônibus 100% elétricos e autônimos, o transporte de passageiros dentro do aeroporto deve ocorrer de forma mais segura e sem emissões de poluentes locais.

 

“Na ANA, estamos constantemente procurando maneiras de aproveitar a tecnologia para aprimorar as operações e a eficiência. Além de representar um avanço significativo para os aeroportos, os ônibus autônomos totalmente elétricos resultarão em menos emissões e redução da pegada de carbono nos aeroportos. Estamos otimistas de que esses testes nos darão as informações de que precisamos para continuar a melhorar essas tecnologias e permitirão à ANA manter sua liderança em inovação autônoma.” – disse, de acordo com a nota.

 

O gerente geral da Divisão de Vendas de Automóveis da BYD Ásia-Pacífico, Liu Xueliang, disse estar otimista com o futuro dos ônibus autônomos no mundo.

 

“A BYD está muito honrada em se juntar à ANA para realizar este abrangente teste de direção autônoma no Aeroporto de Haneda. Acredito firmemente que esta cooperação de quatro partes irá oferecer às pessoas uma experiência de viagem mais inteligente, segura e limpa no futuro”.

 

A BYD ainda destacou que tem conseguido um espaço maior no mercado japonês com seus ônibus 100% elétricos de condução tradicional.

 

“A BYD gradualmente ganhou confiança e reconhecimento no Japão. Partindo de Kyoto, os ônibus BYD entraram sucessivamente em muitos lugares no Japão, como Okinawa, Fukushima, Iwate, Yamanashi, Tóquio e Nagasaki”. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)