Vendas globais de carros elétricos crescem 43%

AutoIndústria

 

As vendas mundiais de veículos elétricos estiveram próximas de 3,2 milhões de unidades em 2020, segundo a consultoria sueca EV volumes. com que congrega informações de cerca de 80 mercados. O resultado é 43% superior ao número registrado em 2019 ou quase 1 milhão de unidades a mais. A consultoria estima novo salto da mesma ordem em 2021, quando o mercado global poderá consumir 4,6 milhões de unidades eletrificadas.

 

Em 2020, só na Europa perto de 1,4 milhão de automóveis movidos a bateria ou plug-in chegaram às ruas, crescimento de 137% sobre o ano anterior, enquanto, na média, o mercado de veículos encolheu 20%.

 

Os países europeus, assim, roubaram da China o título de maior mercado global de veículos elétricos pela primeira vez desde 2015. A participação da tecnologia nas vendas de automóveis na região, incluindo o Reino Unido, triplicou de um ano para o outro, passou de 3,3% para 10,2%.

 

Na China, apesar de o número de unidades negociadas ter crescido 12%, para pouco mais de 1,3 milhão, a evolução na participação foi bem mais tímida, de 5,1% para 5,5%, e no restante do mundo ainda mais lenta.

 

As vendas de 328 mil automóveis elétricos nos Estados Unidos – 79% da Tesla – representaram crescimento de apenas 4%, enquanto elas recuaram no Japão, Canadá e Austrália. Mercados como Coréia do Sul e Índia e outros menores, como Israel e Emirados Árabes Unidos, mostraram desempenhos positivos.

 

As legislações de emissões nos principais mercados e, por conta delas, as perspectivas crescentes de vendas dos elétricos nos próximos anos têm acelerado o movimento das montadoras para a transformação em suas linhas de produtos. Só em 2021, devem chegar às concessionárias algo como 150 novos modelos plug-in ou integralmente movidos somente a bateria em todo o mundo.

 

A Volkswagen tem se esforçado para liderar a oferta de elétricos em vários mercados já no curto prazo. Depois do ID3, a montadora ampliará as entregas na Europa, China e Estados Unidos do ID.4, seu primeiro utilitário esportivo elétrico compacto. A montadora tem como meta vender perto de 100 mil unidades do ID.4 já em 2021.

 

Esta semana, o Ministério da Indústria e Tecnologia da China deixou vazar outro importante passo na estratégia de curto prazo da Volkswagen para o segmento. O site da pasta exibiu o ID6 X, SUV elétrico para até sete pessoas e que será produzido no país em parceria com a SAIC. (AutoIndústria)