Cummins Filtros investe em modernização da fábrica

Coisas de Agora

 

Em 2020, mesmo sob cenário adverso na economia, a Cummins Filtros, fabricante de sistemas de filtração Fleetguard, investiu cerca de R$ 2 milhões em automação, localização de peças, novos ferramentais e controles, elevando a qualidade e a capacidade da operação em sua unidade fabril, localizada em Bonsucesso, Guarulhos (SP). As melhorias também foram voltadas à segurança e bem estar dos colaboradores.

 

O processo de transbordo dos produtos da linha de filtros blindados (Spin On) Fleetguard, composta por filtros de combustível, separador de água, lubrificante e água está robotizada; recebeu equipamento capaz de transportar de forma automática os produtos da esteira para o carrossel de pintura. A estação agora conta com maior capacidade, de 1,3 mil peças por hora (contra 1 mil da fase anterior), antes realizada pelo colaborador. A automação eliminou riscos ergonômicos, além de elevar a segurança no setor.

 

Também foi adquirido outro maquinário para aplicação de adesivo, elevando a capacidade do processo em até 80%. O novo sistema de dosagem realiza a vedação das tampas do elemento filtrante dos produtos da linha Fleetguard, melhorando a produtividade, capabilidade, limpeza, além de oferecer mais ergonomia na operação.

 

Entre os novos ferramentais adquiridos, destaque para o novo cortador de plisses automático dedicado a linha de filtros de ar. A aquisição de equipamentos também permitiu a Cummins Filtros, fabricante de produtos Fleetguard, produzir com parceiros nacionais juntas, tampas roscadas e retentores, ou seja, componentes utilizados nos filtros blindados.

 

“Parte dos investimentos também foi dedicado à central de resíduos e atualização do maquinário de dosagem de poliuretano, agora mais moderno. Com o foco total em segurança, também restringimos a movimentação de empilhadeiras na área da manufatura, com a aquisição de novas soluções de movimentação interna de matéria-prima”, informa Gustavo Teixeira, supervisor de Operações da Cummins Filtros.

 

A pandemia provocada pela Covid-19 exigiu novos controles de acesso para restrição da quantidade de pessoas em determinados espaços da fábrica, com alarme sonoro e visual. Um totem de controle de temperatura e sensor de dosagem de álcool em gel foi instalado no ano passado na entrada da fábrica para a triagem de 100% dos colaboradores e visitantes.

 

Cummins Brasil

 

Maior fabricante independente de motores Diesel, componentes e grupos geradores, é uma corporação de unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas, incluindo sistemas de combustível, turbos, filtragem, soluções para emissões e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país desde 1974, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pickups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Sua principal unidade fabril, com capacidade de produção de 500 unidades de motores por dia, está localizada no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. E em Bonsucesso, a unidade Filtration. Para mais informações, acesse http://www.cummins.com.br. (Coisas de Agora)