Revista Publiracing
Besaliel Botelho e Marcus Vinicius Aguiar, eleitos – respectivamente – presidente e vice-presidente da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, anunciam três alterações na diretoria executiva para o exercício 2021-22, que tem por objetivo abrigar e coordenar temas técnicos setoriais e, com isso, fortalecer a Engenharia nacional.
Na diretoria de Eletromobilidade, o engenheiro Gustavo Noronha (Toyota) passa a ser o titular, em substituição a Fábio Uema. Segundo Noronha, essa diretoria vislumbra dar continuidade aos trabalhos iniciados, em 2020, para a ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, construir a participação da AEA na Plataforma Nacional de Eletromobilidade, ampliar o relacionamento da associação com os representantes do governo, da academia e entidades de classe correlatas, retomar as discussões da próxima fase do Rota 2030 e apoiar as discussões sobre o “ciclo de vida/CO2 – do poço à roda” relativo às soluções de eletrificação.
A segunda mudança aconteceu na diretoria de Tendências Tecnológicas, com a saída de Marcos Clemente. Em seu lugar foi nomeado Everton Silva (Mahle), que já era o coordenador da Comissão Técnica de Tendências Tecnológicas. Ambos foram responsáveis pelo lançamento, na primeira quinzena de dezembro último, do Roadmap Tecnológico Automotivo Brasileiro, documento histórico que aponta caminhos ao setor automobilístico nacional.
Por meio desse documento, Everton Silva pretende nortear sua administração à frente da diretoria nos próximos dois anos. Segundo ele, “o Roadmap Tecnológico Automotivo Brasileiro não pode ser apenas um documento histórico. Trata-se apenas de um ponto de partida. Como uma curadoria, precisamos manter esse estudo, dinâmico e sempre atualizado”.
Por fim, com a criação da diretoria de Meio Ambiente, foi nomeado o engenheiro automotivo Edson Orikassa, que já exerceu a presidência e vice-presidência da AEA. (Revista Publiracing)