Mercedes-Benz revela o EQA, seu carro elétrico mais acessível

Jornal do Carro

 

Já faz alguns anos que as marcas de luxo alemãs estão investindo pesado na eletrificação de seus carros. Nesse sentido, a BMW foi a precursora com o lançamento da linha “i” e do compacto i3, em 2013. Entretanto, a Mercedes-Benz está avançando rápido com a gama de elétricos EQ. A montadora acaba de revelar o EQA, seu carro elétrico mais acessível à venda.

 

O crossover movido por baterias já está disponível na Alemanha a partir de 38.540 Euros, o equivalente a R$ 247 mil na conversão direta e sem tarifas. Em preço, o Mercedes EQA fica próximo do BMW i3, hoje vendido a partir de R$ 274.950. Contudo, o novo elétrico da marca da estrela leva vantagem em autonomia frente ao rival, que chegou ao mercado há sete anos.

 

Plataforma adaptada

 

Para lançar seu elétrico acessível, a Mercedes-Benz fez uma adaptação. A montadora criou sua plataforma modular para a família EQ. Entretanto o EQA nasce da arquitetura do SUV GLA, que foi produzido nos últimos anos na recém-fechada fábrica de Iracemápolis (SP). Por causa disso, vamos dizer que o EQA é um carro a combustão transformado em elétrico.

 

Dessa forma, o novato foge ao padrão visto na concorrência, com bases exclusivas para os modelos movidos a eletricidade. Isso também se reflete em outros pontos. Por exemplo, o porta-malas diminuiu de 435 litros (no GLA) para 340 litros (no EQA). A perda de espaço no compartimento foi necessária para instalar o pacote de baterias mais robusto.

 

Mais de 400 km

 

No tocante à plataforma, portanto, o Mercedes EQA nasce com alguma limitação. Por outro lado, os ajustes na arquitetura permitiram instalar uma bateria de 66,5 kWh, o suficiente para garantir uma autonomia de cerca de 486 km aferida no padrão europeu NEDC. Esta é a distância oferecida pela versão de entrada EQA 250 com apenas uma carga de bateria.

 

Em termos práticos, a autonomia do EQA é razoavelmente superior à do BMW i3, que ganhou mais fôlego no fim de 2019, chegando a até 335 km. No entanto, esta distância é obtida com auxílio do extensor de autonomia, no caso, um motor bicilíndrico a gasolina que funciona apenas para gerar eletricidade quando as baterias esvaziam.

 

Diferentes versões

 

Para chegar forte na disputa, a Mercedes vai oferecer diferentes versões do EQA. A mais básica é a 250, que acaba de ser revelada. O crossover estreia com tração dianteira e um motor elétrico capaz de fornecer 190 cv de potência e 38,2 mkgf de torque. Além desta, terá opção de tração integral 4×4, com outro motor elétrico instalado no eixo traseiro.

 

Um detalhe interessante é a recarga. O EQA vem de fábrica com um carregador padrão de 11 kW, porém também pode ser plugado em estações de carga rápida, com força máxima de até 100 kW. Assim, quando plugado em uma fonte de alta voltagem, o crossover leva 30 minutos para recarregar até 80% do seu pacote de baterias de íon de lítio.

 

Design de GLA

 

Embora surja com um elétrico totalmente novo, o Mercedes EQA traz muito do GLA. O ponto de maior semelhança entre os modelos é o design. Por fora, os faróis mais arqueados se integram à grade, que é toda fechada com acabamento em preto brilhante. Já as lanternas se unem em peça única que percorre toda a tampa traseira.

 

No interior, o painel do EQA é quase idêntico ao do GLA, exceto pelos muitos detalhes em azul e pelos diferentes materiais. A versão de entrada traz duas telas coloridas de 7 polegadas, para a multimídia e o quadro de instrumentos. Contudo, o modelo poderá receber visores maiores de 10,25 polegadas, que deixam o ambiente mais sofisticado.

 

EQA no Brasil

 

Ainda não há data definida para o Mercedes EQA desembarcar no Brasil. Contudo, é certo que a marca vai vender o seu crossover elétrico por aqui. O mais provável é que o EQA chegue em 2022. E, claro, virá importado, já que a Mercedes-Benz não produz mais automóveis no Brasil. (Jornal do Carro)