Paccar fecha parceria para desenvolvimento de caminhões autônomos

Blog do Caminhoneiro

 

A Paccar, grupo dono das empresas DAF, Peterbilt e Kenworth, anunciou ontem que assinou um acordo com a empresa Aurora, para desenvolver, testar e comercializar caminhões das marcas Peterbilt e Kenworth com tecnologias autônomas de direção. As empresas irão trabalhar para aumentar a segurança e eficiência operacional dos veículos.

 

A Paccar irá fornecer caminhões para a Aurora, que irá equipar os veículos com a tecnologia, que incluí peças, sistemas e serviços operacionais. A Paccar ainda se compromete a garantir a distribuição de peças de reposição e financiamento para os caminhões, além de outras soluções de transporte.

 

A Aurora desenvolveu o sistema Aurora Driver, que será testado no Centro Técnico da Paccar nos Estados Unidos, e posteriormente poderá ser instalado nos caminhões ainda nas linhas de montagem, sem necessidade de adaptações posteriores. Hoje a tecnologia é instalada posteriormente, e o design não é integrado ao caminhão, o que também piora a aerodinâmica do veículo, por causa da adição de uma barra sobre o para-brisa para os sensores do sistema.

 

Com a parceria, a Paccar espera poder oferecer caminhões Kenworth e Peterbilt autônomos aos clientes já nos próximos anos.

 

“A Paccar fez a parceria com a Aurora por causa de sua tecnologia de direção autônoma líder de mercado e sua equipe impressionante. Esta parceria estratégica complementa os melhores veículos comerciais da Paccar com qualidade, tecnologia e inovação”, disse Preston Feight, CEO da Paccar.

 

“A Aurora está animada para dar este próximo passo em nossa colaboração com a Paccar. Trabalhando juntos, ficamos impressionados com a engenharia de produtos, capacidade de fabricação e compromisso da Paccar em aumentar a segurança e eficiência operacional de seus clientes. Esta parceria nos traz um passo mais perto de avançar no mercado de frete autônomo e entregar mercadorias para quem precisa delas”, disse Chris Urmson, co-fundador e CEO da Aurora.

 

A Paccar não informou se a tecnologia será estendida para os modelos DAF, vendidos na Europa e no Brasil. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)