Toyota assume o controle da fábrica onde é fabricado o Aygo e seus primos da PSA

PlanetCarsZ

 

A Toyota continuará apostando nos carros urbanos na Europa. O fabricante japonês ratificou seu compromisso com o segmento A, uma categoria que desempenha um papel relevante no Velho Continente. Prova deste compromisso é a mudança ocorrida em um centro de produção de carros localizado em território europeu.

 

Desde o último dia 1º de janeiro de 2021 a fábrica de carros situada em Kolín (República Checa) passa a ser de plena titularidade da Toyota. A empresa japonesa ficou com o controle destas instalações que, desde sua construção, foram geridas de maneira conjunta com o Groupe PSA. A planta de Kolín foi constituída no ano de 2002.

 

Este centro de produção esteve focado na fabricação de três interessantes carros urbanos. A planta de Kolín está desde o ano de 2005 produzindo modelos do segmento A. Na verdade, ali são fabricados os Toyota Aygo, Peugeot 108 e Citroën C1. Estes modelos estão estreitamente relacionados a nível técnico, já que foram fruto da colaboração de ambos os fabricantes.

 

Apesar desta mudança de titularidade e a incorporação da nova identidade corporativa, a planta continuará produzindo todos os modelos como até agora. Nesse momento, as instalações de Kolín empregam mais de 3.500 pessoas. A Toyota realizou um ambicioso investimento superior aos 150 milhões de euros com um objetivo principal. Aumentar a capacidade e modernizar as linhas de produção.

 

O novo Toyota Yaris também será fabricado na República Checa. Assim, como parte deste investimento, a Toyota adaptou as linhas de montagem à plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture) para poder produzir a nova geração do Yaris, incluindo sua versão híbrida (HEV). A produção desse modelo começará a partir do segundo semestre de 2021. Este fato é muito importante, já que permitirá à Toyota atender à crescente demanda por este modelo na Europa.

 

Após ser colocado o ponto final na colaboração entre Groupe PSA e Toyota para continuar desenvolvendo conjuntamente novas gerações dos mencionados carros urbanos, o fabricante japonês optou por seguir seu próprio caminho. A nova geração do Toyota Aygo, um dos melhores carros pequenos, já está em marcha e prova disso são os diversos flagrantes de protótipos que aconteceram.

 

Será um modelo totalmente novo a nível técnico. Sua estreia global está prevista para algum momento do segundo semestre deste ano de 2021. (PlanetCarsZ)