Transpipeline recebe os 120 primeiros Volkswagen Meteor 29.520 6×4

Caminhões e Carretas

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou a entrega das primeiras 120 unidades da linha Meteor 29.520 6×4. Adquiridos pela Transpipeline, empresa referência no transporte aquaviário e rodoviário na região Norte do país, os novos modelos serão combinados com carretas criogênicas e empregados no transporte de gás natural, destinado a geração energia elétrica sustentável no estado de Roraima.

 

“Os novos caminhões têm configuração ideal para a nossa aplicação, oferecendo robustez, economia e o custo de operação mais viável, além da capilaridade da marca, que tem concessionárias no Amazonas e em Roraima, as bases da nossa operação”, comenta o cliente Wigner Rezende.

 

As 120 unidades do Volkswagen Meteor 29.520 6×4 irão atuar em uma rota de 1,1 mil quilômetros, entre o Projeto Integrado Azulão, na cidade de Silves (AM), e o projeto de Jaguatirica, na cidade de Boa Vista (RR), de responsabilidade da Eneva, Companhia de Energia Integrada do Brasil.

 

A viagem começa na Bacia do Amazonas, na área do Campo do Azulão, no Amazonas. Lá o gás é obtido e liquefeito numa usina de tratamento para estocagem e transporte como GNL.

 

De lá, os novos Meteor partem para a viagem por rodovias até a Usina Jaguatirica, em Boa Vista (RR), onde a energia gerada pelo gás natural é interligada à rede de transmissão elétrica de Roraima, abastecendo mais de 70% do consumo daquele Estado de forma sustentável, já que reduz quase completamente a emissão de NOx característica do uso do petróleo como fonte de energia.

 

Sobre os novos VW Meteor

 

Resultado de um investimento de R$ 1 bilhão, a inédita linha de caminhões Volkswagen Meteor estreou no Brasil em duas versões. A primeira delas batizada de VW Meteor 28.460 6×2, destinada as operações de médias e longas distâncias com semirreboques de 3 eixos e PBTC de 48,5 a 53 toneladas, e a segunda VW Meteor 29.520 6×4, desenvolvida para atender as operações rodoviárias que envolvem Combinações Veiculares de Carga (CVC) de 7 e 9 eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas.

 

As novidades da linha Meteor não se resumem apenas ao novo design. Destaque para a presença da nova geração do motor MAN D26, agora nacionalizado e combinado com a nova transmissão automatizada XF TraXon, disponível nas versões de 12 e 16 velocidades para todas as configurações dos modelos de veículos.

 

Os novos extrapesados Volkswagen também conta com um pacote completo de soluções de segurança que inclui, sistema de auxílio de partida em rampa, freios EBS, controle de tração e freio motor com potência de até 410 cv

 

Completam a lista de atributos dos maiores caminhões Volkswagen no mundo, uma solução completa de conectividade e a promessa de entregar uma redução de até 10% no consumo de combustível. (Caminhões e Carretas/Lucas Duarte)