Scania apresenta modelos 6×4 e 8×4 com suspensor de eixo

Blog do Caminhoneiro

 

A Scania está apresentando o novo sistema de eixos em tandem RB662, que tem como função opcional a suspensão do último eixo. Essa tecnologia garante redução de consumo de combustível de até 6%, e redução do desgaste dos pneus, além de reduzir o raio de giro para manobras.

 

De acordo com a Scania, a suspensão do segundo eixo trativo acontece em menos de 25 segundos, e, com o levantamento, o cardã é desacoplado dele. O sistema recebeu o nome de liftable and disengageable tandem bogie (LDTA).

 

“Esta é uma função altamente desejada pelos clientes em certas aplicações e tenho o prazer de anunciar esta solução muito bacana. Sem carga, a diferença no consumo de combustível pode ser de até 6%, dependendo da operação. Isso é substancial, especialmente quando se considera um trajeto de retorno de 150 a 200 quilômetros, como costuma ser o caso com caminhões de transporte de madeira na Suécia. E, além disso, você também obtém menos desgaste dos pneus e maior capacidade de manobra”, disse Bo Eriksson, gerente de produto da Scania Trucks.

 

Esse sistema só pode ser instalado em caminhões Scania com suspensão a ar, e também aumenta o peso total do veículo em 60 quilos.

 

A economia de combustível é potencializada pelo atrito reduzido dentro da carcaça do segundo eixo, com 5,4% do total da economia apenas pelo sistema estar desacoplado. Os outros 0,6% da economia vem da redução da resistência ao rolamento proporcionada pelo fato dos quatro pneus traseiros não tocarem a estrada.

 

Na cabine, o motorista desacopla e ergue o eixo com o toque de apenas um botão. Um sistema de embreagem entra em ação e afasta a conexão do cardã. Caso haja sobrecarga sobre o primeiro eixo de tração, um aviso é mostrado no painel e o eixo não será levantado.

 

O sistema também permite que o eixo seja levantado em qualquer velocidade. A novidade está disponível apenas para modelos com tração 6×4 e 8×4, não podendo ser instalado em modelo 8×6, por exemplo, nem em versões com redução dos cubos.

 

“Definitivamente esperamos que essa opção seja incluída em muitos caminhões. O custo adicionado será rapidamente compensado devido à contribuição óbvia e altamente positiva para a economia operacional total de nossos clientes”, finaliza Eriksson. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)