Grupo Renault vendeu 21% menos no mundo em 2020

AutoIndústria

 

As vendas globais do Grupo Renault, que reune sete marcas de veículos, recuaram 21,3% em 2020, enquanto o mercado mundial diminuiu 14,2%. Renault, Dacia, Lada, Samsung, Jinbei, Avtovaz e Alpine negociaram 2,95 milhões de unidades na Europa, Ásia, África e Américas.

 

A queda acima da média global, justificou o conglomerado francês, deveu-se à concentração das atividades – especialmente da Renault, responsável por 60% dos negócios – em países “estritamente confinados” pela pandemia e que mantiveram comércio fechado no segundo trimestre, além da desaceleração no quarto trimestre, em particular na França.

 

Quase a metade dos veículos, 1,44 milhão de unidades, chegaram às ruas da Europa, região onde o grupo amargou queda de 25,8%, ligeiramente acima do recuo médio de 23,6% no setor. Ainda assim, a marca Renault aumentou ligeiramente sua participação para 7,7%, em parte devido ao sucesso de seus modelos híbridos e elétricos, como o ZOE, que liderou as vendas de elétricos no continente, com 100,6 mil unidades acumuladas, o dobro do ano anterior.

 

A França permaneceu como o maior mercado do Grupo Renault no mundo, com 535,6 mil veículos negociados, seguida da Rússia (480,8 mil) e Alemanha (205 mil). Com 131,5 mil unidades, o Brasil aparece apenas na sétima posição, logo atrás da Turquia (132,5 mil).

 

Por região, as Américas foram as que mais sentiram a queda da atividade econômica e acabaram registrando o maior recuo frente a 2019: 38,6%, com somente 260,5 mil veículos entregues.

 

“Agora estamos focando na lucratividade ao invés do volume de vendas. Os primeiros resultados já foram visíveis no segundo semestre de 2020, especialmente na Europa, onde a marca Renault avança nos canais de venda mais rentáveis ??e fortalece sua liderança no segmento elétrico”.

 

Na quinta-feira, 14, De Meo apresentará detalghes do plano estratégico batizado de Renaulution e que orientará as ações e posicionamento das várias marcas e produtos nos próximos anos. (AutoIndústria)