CNN Brasil
O ano de 2020 foi difícil para muitos setores, mas a indústria automobilística norte-americana conseguiu enxergar alguns pontos positivos.
Obrigadas a paralisar a produção de carros por semanas a fio, algumas fábricas nos EUA se adaptaram para fabricar equipamentos de proteção individual e outros suprimentos médicos justamente quando o país mais precisava.
Várias montadoras ainda puderam revelar alguns de seus lançamentos de produtos mais importantes nos últimos anos, incluindo o novo GMC Hummer EV da General Motors e o Bronco da Ford.
Além disso, surgiram certas tendências importantes, como a tão esperada adoção de caminhões e picapes elétricas e um retorno ao SUV extra robusto.
Outra grande tendência: comprar um carro e ter a segurança de circular pelas ruas sem medo da Covid-19.
Veja a seguir algumas das maiores tendências que moldaram o setor em 2020.
Picapes elétricas
Ao longo deste ano, uma coisa ficou clara: a obsessão dos EUA por caminhonetes está longe de terminar.
Mas também houve outra reviravolta interessante. Novos avanços na tecnologia de bateria tornaram possível criar versões elétricas das picapes e caminhões sem sacrificar a potência nem encarecer demais o preço, o que significa que os gigantes que consumiam gasolina tornaram-se muito mais ecológicos.
A Ford revelou a nova F-150, a primeira picape totalmente híbrida do mercado americano. É uma precursora da próxima F-150 totalmente elétrica.
No entanto, não vimos apenas versões elétricas de picapes já existentes. Em janeiro, a General Motors provocou os fãs do Hummer com um anúncio durante o Super Bowl sobre o GMC Hummer EV, uma hiperagressiva picape elétrica.
Em seguida, houve uma série de outros participantes notáveis no mercado de picapes elétricos: A Lordstown Motors revelou sua picape elétrica estritamente para negócios que será construída em uma antiga fábrica da GM em Ohio. A Fisker, mais conhecida por seu planejado SUV elétrico Ocean, deu dicas no final deste ano de que também está tentando se recuperar. O fundador Henrik Fisker até tuitou uma imagem de uma caçamba com o nome Alaska. A Rivian, que havia anunciado a R1T em 2016, finalmente revelou o preço da picape e deu detalhes de seus recursos. Todos esses veículos irão eventualmente competir contra a Cybertruck, a picape de aparência radical da Tesla, revelada no final de 2019.
Um dos motivos pelos quais as picapes elétricas estão se tornando tão populares é que os consumidores estão começando a confiar na tecnologia, disse a editora do site de avaliação de carros Kelley Blue Book, Allyson Haywood.
“Quando falamos de uma picape elétrica, o comprador quer saber sobre capacidade de carga útil, reboque, off-road ou tudo isso junto”, disse. “Se os clientes temem que as baterias não terão a autonomia que eles querem, não vão ficar confiantes em comprar uma picape elétrica”.
Também ajuda o fato de muitos compradores de picapes serem proprietários de empresas de olho na economia de combustível e na manutenção de um caminhão elétrico, observou Haywood. (Veículos elétricos têm manutenção mais barata por possuir menos peças móveis, não exigem mudanças de óleo e não gastam seus freios tão rapidamente quanto os veículos a gasolina ou diesel. A eletricidade também tende a custar menos do que a gasolina por quilômetro.
Os crossovers SUVs, muitas vezes apenas carros grandes com suspensão elevada, são muito populares nos EUA há anos. Os showrooms de automóveis estão cheios deles. Mas, em 2020, a indústria automobilística pareceu redescobrir SUVs e picapes construídos mais para trilhas rochosas do que para estacionamentos pavimentados.
A Ford reintroduziu seu famoso Bronco, respondendo a anos de demanda para o modelo clássico há muito tempo fora de linha. Concorrente direto do Jeep Wrangler, o Bronco tem uma tampa removível e foi projetado para uso off-road resistente. O Bronco Sport é um SUV ligeiramente menor que se destina a um uso off-road mais leve, mas ainda assim projetado para trilhas.
Primeira picape totalmente elétrica da General Motors, o GMC Hummer EV também faz parte dessa tendência. Trata-se de um automóvel com tração AWD, direção nas quatros rodas e 1.000 cavalos de potência que pode até se deslocar diagonalmente, se necessário.
Mas nem todos os novos SUVs são tão resistentes. Muitos compradores de SUV realmente não precisam de recursos off-road potentes, mesmo se eles se aventurarem em um acampamento ou trilha para iniciantes de vez em quando.
É aí que entram SUVs como o novo Chevrolet Trailblazer. Ele é um pouco mais robusto (mais bonito, na verdade) do que parece e está disponível com tração nas quatro rodas. O Trailblazer Activ, a versão mais eficiente, também encara bem estradas de terra – embora nenhum deles seja exatamente equipado para desbravar trilhas mais severas.
O interesse por SUVs mais robustos, aliás, fez a Honda redesenhar sua picape Ridgeline e planejar o mesmo tratamento para os SUVs Pilot e Passaport. A marca japonesa quer informar os clientes de que, sim, seus SUVs e caminhões também podem ficar sujos.
De acordo com a editora Haywood, os compradores de carros estão abalados pelo coronavírus e ansiosos para pegar a estrada e ficar longe das outras pessoas – daí a valorização da robustez dos veículos. Na verdade, é principalmente uma resposta à quase onipresença de crossovers que parecem carros altos. “Quando as pessoas compram um veículo, elas gostam de ter algum senso de individualidade”, afirmou.
A compra agora é online
Outra tendência a ser atribuída à pandemia é o significativo aumento na proporção de carros comprados online. Em 2020, a compra de carros, como tudo o mais, migrou para o mundo virtual em grande estilo.
O site de compras de carros usados Carvana vendeu 39% mais carros no terceiro trimestre de 2020 do que em 2019. A Vroom, outra loja online de carros usados, vendeu 59% a mais de carros no mesmo período.
As vendas dessas empresas já estavam aumentando antes, mas “a pandemia acelerou tudo isso, e talvez por um bom tempo”, disse o CEO da Carvana, Ernest Garcia.
No início de 2020, a JD Power começou a pesquisar novos compradores de carros sobre suas experiências online. Entre janeiro e abril, quando os lockdowns estavam em vigor em grande parte dos Estados Unidos, o número de compradores de automóveis que selecionaram um veículo online aumentou 63%, enquanto a porcentagem de compradores que obtiveram aprovação de crédito online mais que dobrou.
No entanto, a compra de carros online está longe de assumir o controle do novo negócio de compra de carros. Mesmo com essas grandes mudanças online, a maior parte desse processo – que exige muita papelada – ainda é feita presencialmente.
Por exemplo, apesar desse grande aumento, apenas 20% dos compradores de carros novos tiveram aprovação de crédito online em abril, de acordo com dados da JD Power. Apenas 15% dos compradores de automóveis obtiveram um valor avaliado online por seu veículo de troca.
Processos digitais aprimorados serão de grande ajuda, disse Christopher Sutton, vice-presidente da JD Power para varejo automotivo, assim como mais marketing de sistemas online por concessionárias e montadoras.
“Uma coisa que vimos, e que foi muito encorajadora, é que os clientes que passaram pela experiência digital relataram uma experiência melhor no geral”, destacou. (CNN Brasil/Peter Valdes-Dapena)