BYD entrega 470 ônibus 100% elétricos em Bogotá, na Colômbia

Diário do Transporte

 

A BYD anunciou nesta sexta-feira, 18 de dezembro de 2020, a entrega de 470 ônibus 100% elétricos para Bogotá, capital da Colômbia. Segundo a fabricante, esta é a maior frota de ônibus não poluentes da América Latina.

 

A Prefeitura de Bogotá e a Transmilenio S.A (Autoridade de Transporte Público da Cidade de Bogotá) realizaram uma cerimônia de entrega e lançamento do primeiro lote de 120 ônibus. Estes veículos vão entrar em operação em nove rotas da cidade a partir de 26 de dezembro de 2020, atendendo aproximadamente 69.300 passageiros.

 

As 350 unidades restantes estão planejadas para serem colocadas nas outras 30 rotas durante o primeiro trimestre de 2021, quando um total de 302.000 passageiros poderão desfrutar do serviço de ônibus com emissão zero.

 

Modelos

 

Segundo a BYD, os 120 ônibus incluem modelos de 12 e nove metros, com capacidade para 80 e 50 passageiros respectivamente.

 

Os veículos levam de 1,5 a 2,5 horas para carregar totalmente, com uma autonomia que ultrapassa 300 quilômetros com uma única carga, que pode facilmente atender à quilometragem operacional diária dos ônibus de 260 quilômetros.

 

“Em comparação aos ônibus a diesel, a frota de ônibus 100% elétricos da BYD deixará de emitir 12.500 toneladas de dióxido de carbono e 2,5 toneladas de material particulado a cada ano”, informou a fabricante, em nota.

 

Na ocasião, o gerente geral da Transmilenio S.A, Felipe Ramírez Buitrago, apresentou os planos para as estações de recarga.

 

“A estação de carregamento Fontibon, colocada em operação hoje, é a primeira estação de carregamento de ônibus 100% elétrico em Bogotá. Outras três estações de recarga entrarão em funcionamento em outros bairros da cidade. Até lá, Bogotá vai operar um total de 483 ônibus 100% elétricos, dos quais 470 virão da BYD. Esta é a maior frota de ônibus 100% elétricos do país, destacando e consolidando a posição da Colômbia como modelo de proteção ambiental na América Latina”.

 

Mercado

 

Os novos veículos 100% elétricos da BYD estão presentes no Chile, Colômbia, Equador, Brasil, Costa Rica, Uruguai e Argentina.

 

Globalmente, as ofertas de transporte não poluente da BYD se espalharam por mais de 300 cidades, operando em mais de 50 países e regiões.

 

Para Aldalberto Maluf, diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD Brasil, a cidade colombiana está em meio a uma transformação inovadora.

 

“Bogotá revolucionou o mundo dos transportes urbanos com o sistema BRT Transmilênio, inovando a operação com a instalação das faixas de ultrapassagem nos corredores exclusivos de ônibus inventados por Curitiba. Agora Bogotá, novamente, sai na dianteira mundial com uma das maiores frotas de ônibus elétricos fora da China, demonstrando que é possível priorizar o transporte público e melhorar o meio ambiente urbano pensando na saúde das pessoas”, disse o executivo, em nota. (Diário do Transporte/Jessica Marques)